Tanque Panzer

O objetivo é controlar o movimento de um objeto através de um microcomputador. Em específico foi produzido um tanque que é controlado por comunicação serial e linguagem de programação C++ (plataforma Windows).

CONTEÚDO:
1. Abstract
The project “Panzer” is a work carried through for the students of 3º Period of Computer Engineering at PUCPR, that involves disciplines of Physics III, Advanced Programming Techniques, Digital Systems and Eletric Circuits I. It’s the objective to control the movement of an object through a microcomputer. In specific a tank was produced that is controlled through serial communication and programming language C++ (Windows platform).
2. Resumo
O projeto “Panzer” é um trabalho realizado pelos alunos do 3º Período de Engenharia de Computação da PUCPR, que envolve as disciplinas de Física III, Técnicas Avançadas de Programação, Sistemas Digitais e Circuitos I. O objetivo é controlar o movimento de um objeto através de um microcomputador. Em específico foi produzido um tanque que é controlado por comunicação serial e linguagem de programação C++ (plataforma Windows).
3. Objetivos
O projeto consiste na construção de uma miniatura de um tanque de guerra, com uso de dois motores de corrente contínua para o movimento do veículo e um motor de passo para o controle da torre do canhão, todos controlados por um programa criado especificamente para este projeto, que se comunica com o protótipo através de porta serial.

MATERIAIS:
null

CONCLUSÃO:
Ao final deste projeto verificou-se a importância que este traz para o aprendizado teórico e, principalmente, sua aplicação prática de cada aluno envolvido. Os desafios impostos aumentaram a complexidade da confecção do mesmo como um todo. Desafios estes como a falta de experiência em confecção de circuitos, problemas burocráticos dentro da universidade, como dificuldade imposta pelo Departamento de Mecânica em disponibilizar mão-de-obra para confecção da estrutura mecânica e falta de conhecimento de materiais, eletrônica, etc., estes e outros superados por pesquisa, trabalho, e colaboração dos professores orientadores.

Reconhece-se o aperfeiçoamento do conhecimento a cada etapa concluída e mostra-se a necessidade de se atualizar constantemente.

AUTORES:
– Fabio Henrique Mazarotto
– Margareth Suchÿ
– Michael Henrique Siegwarth
– Reginaldo Hosoume
– Rodrigo Dyck

DOCUMENTAÇÃO:
Panzer.pdf

IMAGENS: