Esse projeto consiste em controlar o uso de 2 bujoes de gas por via de um sensor (BMP180)

CONTEÚDO:
A Controladora de Gás é um projeto criado para realizar a automação do sistema de gás de residências ou instituições, tendo como objetivo alternar de qual botijão de gás está sendo utilizado para abastecer as instalações. Foi realizada por meio de através da utilização de módulos, como o módulo ESP8266, o BMP180 e o módulo do relé de 2 canais 5V. A realização da coleta de dados pelo barômetro (BMP180) e enviar os dados coletados pelo ESP8266 está sendo feita corretamente e sendo apresentada no Exosite. Os recipientes criados para teste foram feitos de botijões de ar para ar condicionados e são ligados por mangueiras e nelas têm válvulas solenoides para, quando não estão ligadas, impeçam a passagem do ar e quando ativadas possibilitem que o ar contido nos botijões saia para onde o barômetro está. Os relés são utilizados para ativar e desativar as válvulas solenoides. Os sinais são enviados por um Arduino Leonardo. Os resultados encontrados satisfizeram a equipe.

 

MATERIAIS:
Bujões de ar comprimido; Sensor BMP180; Mangueira tipo comum; Braçadeiras; Modulo wifi (ESP8266); Conector em T para mangueiras.

 

CONCLUSÃO:
Na construção do projeto houveram várias dificuldades desde a parte mecânica até a parte eletrônica. Na parte mecânica, houveram alguns vazamentos de ar devido as braçadeiras, pois não estavam suportando a pressão do gás em sua estrutura. Foi um grande descobrimento para a equipe no geral com o ESP8266 pois não conhecíamos o componente e nem seus artifícios. Elenos possibilitou conectar via Wi-Fi a rede e transmitir as informações coletadas a partir de nossos sensores para o site Exosite. Tivemos uma grande dificuldade com o ESP8266 apresentando problemas de conectividade e transmissão de dados por meio do protocolo HTTP e com o protocolo UDP, porém, após algumas horas de trabalho foi possível resolver todos os problemas. Tivemos dificuldades com a placa dupla face pois por via do papel couche, o alinhamento das trilhas foi realmente difícil e com isso mudamos para uma protoboard, a qual foi mais fácil de manusear os componentes possibilitando fazer as ligações dos componentes com o Arduino. Contudo conseguimos o total funcionamento dos componentes, porém precisando de melhorias. Nosso modo de comunicação com o usuário ainda é muito restrito, assim acreditamos que para melhorar o relacionamento do usuário-dispositivo é necessário alterar o ESP8266 para um shield GSM GPRS SMS SIM900, o qual manda um SMS para o usuário informando como está o funcionamento do dispositivo assim também programa para mandar mensagem para o reabastecimento de Gás do usuário informando que está acabando e que o usuário já liberou para ir fazer a substituição do botijão.

 

AUTORES:
– Matheus Fontoura Martinello
– Felipe Camargo
– Raul victor sabadin

 

CONTATO:
– matheusitali@hotmail.com
– matheusitali@hotmail.com