Controle Do Fluxo De Fluídos (Coff)

Esse projeto faz o controle do fluxo de fluidos, sendo que ele pode ser continuo ou por uma quantidade escolhida pelo usuário.

VÍDEO:

 

CONTEÚDO:
Este trabalho apresenta uma solução prática para o controle de fluxos de fluidos, sendo que as possibilidades são de uma vazão continua, ou uma quantidade específica. O controle da quantidade de fluidos é feito para satisfazer a necessidade do consumidor, uma vez que se faz necessário para o uso em projetos específicos relacionado a controle de medidas. O sensor responsável por medir à vazão é disposto antes da válvula solenoide, esta é encarregada de abrir e fechar o fluxo. Os dados gerados são tratados pelo firmware desenvolvido para o arduino, este por sua vez é encarregado de acionar os led(s) que informam a situação do equipamento. Já o envio da informação pelo usuário é feito por meio de um programa desenvolvido em Java que se conecta via Wireless com o modulo Wi-Fi ESP8266 disposto junto ao arduino. O projeto modelo foi desenvolvido com intuito de satisfazer a necessidade do uso de um controlador de fluidos em um ambiente específico que necessite de flexibilidade no controle da quantidade.

 

MATERIAIS:
Materiais Elétricos
a) Arduino mega 2560;
b) Modulo WI-FI ESP 8266 para arduino;
c) Placa de circuito impresso de fenolite;
d) 1 resistor de 330Ω;
e) 4 resistores de 1kΩ;
f) 1 diodo retificador;
g) 1 transistor;
h) 1 rele 5V;
i) 2 bornes BR0;
j) 3 LEDs (Verde, vermelho e amarelo);
k) Barra de pinos machos 180° para arduino;
Materiais Mecânicos
a) Válvula solenoide 12V;
b) Controlador de fluxo de fluido 5V ½”;
c) Canos;
d) Cabo par transado UTP Cat. 5e;
e) Fita isolante;
f) Fonte de alimentação de 12V 3A;
g) Barra de conexão Sindal.
Lista de software
a) Arduino IDE;
b) Microsoft Project 2013;
c) Netbeans versão 8.2;
d) Microsoft Power Point 2010;
e) Java 1.8;
f) Windows Movie Maker.

 

CONCLUSÃO:
Tendo em vista o uso do protótipo para o controle do fluxo em um ambiente específico o projeto se mostrou eficiente, o fator que mais chama a atenção é o fato dele ser uma aplicação multiplataforma que executa em qualquer maquina que esteja instalado o Java 1.8 e tenha um dispositivo que capte a rede wireless. Pelo SGF ser uma aplicação desenvolvida em Java, ela se tornou muito intuitiva e de fácil uso, tendo na sua composição botões, e indicativos de erro, se o mesmo acontecer. O objetivo geral do projeto foi alcançado, com as ressalvas que existe um percentual de erro no controle do fluxo, pois a vazão na qual o sensor consegue captar é mostrada em litros por minuto, por ela ser uma grandeza que estima a media, no momento não se pode ter uma total exatidão no controle da quantidade a verter no cano, mas se a pressão e a vazão da agua forem constantes é possível ter um resultado razoavelmente preciso. Uma sugestão de melhoria no protótipo seria o uso de um sensor com uma maior precisão, e juntamente com ele uma válvula responsável por retirar o ar do cano. Em relação ao SGF o desenvolvimento do software em tempo real que monitora a quantidade que está sendo vertida. Os próximos passos para melhorar o COFF seria um estudo mais detalhando sobre técnicas de medição de fluidos, e a melhoria no próprio protótipo, isso inclui, um melhor acabamento e conectores fáceis, além da troca de toda a fiação. Com essas mudanças e adaptações o resultado seria de maior exatidão.

 

AUTORES:
– Daniel Ristoff Paz
– Edson Geovani

 

CONTATO:
– daniel_ristoff@hotmail.com

 

DOCUMENTAÇÃO:
Projeto Final COFF