Beeskeleton

Este projeto consiste na construção de um protótipo de um periférico para smartphones de captação do movimento natural do braço

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Este projeto foi desenvolvido para disciplina de Resolução de Problemas em Engenharia e tem como objetivo a construção de um protótipo de um periférico para smartphones de captação do movimento natural do braço. O protótipo capta a rotação do braço em um eixo através de um potênciometro e a abertura e fechamento da mão através de um sensor capacitivo de toque.

MATERIAIS:
– Madeira MDF;
– Tala ortopédica;
– Fita de tecido elástico;
– Percevejo latonado;
– Lixa de unha;
– Google IOIOMint;
– Potenciômetro;
– Sensor de toque;

CONCLUSÃO:
O conceito de captura natural do movimento foi provado com sucesso neste protótipo. Porém, através das dificuldades encontradas, constatou-se que o potenciômetro não seria uma das melhores soluções para capturar a rotação do braço. Para futuros estudos, é possível analisar as possibilidades de utilização de sensores de flexão, sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro ou até mesmo eletrodos musculares. Todas as possibilidades são interessantes e merecem um estudo a parte. Estes aparelhos não foram implementadas durante este projeto devido a falta de tempo e recursos. Porém, a praticidade dos seus usos é clara quando se pensa em diversas áreas. Nos setores relacionados a saúde, pode-se utilizar um periférico para os segmentos de fisioterapia e terapia ocupacional, pois nestes tratamentos, o uso da realidade virtual e um controle sensorial podem ser aplicados para diminuir a repetitividade, medição e correção constante de movimentos. Em entretenimento, a aplicação em jogos seria baseado em simuladores, e finalmente, na área educacional, o conceito de inteiração natural na realidade virtual favoreceria em muito, o ensino “em primeira pessoa”, pois consiste em transportar o indivíduo que estiver estudando um determinado assunto, para um ambiente totalmente virtual, no qual seria possível proporcionar uma interação natural com tudo a sua volta, assim como uma experiência prática simulada.

AUTORES:
– Rodrigo D. Musha

CONTATO:
– rodrigo.musha@gmail.com

IMAGENS: