Sensor De Movimento Com Cálculo De Gastos

Sensor de movimento é um equipamento eletrônico capaz de identificar um movimento de pessoas dentro do seu raio de ação e acender a lâmpada do ambiente, e através de uma aplicação mobile, mostra quanto está sendo gasto no período de acionamento.

VÍDEO:

 

CONTEÚDO:
Este projeto foi desenvolvido para a disciplina de Resolução de Problemas de Engenharia.
O projeto tem como principal objetivo o acionamento de uma lâmpada através de um sensor de movimento e um aplicativo Mobile, que por sua vez, exibe em uma página Web a informação do estado em que a lâmpada se encontra. O projeto também conta com uma ferramenta que exibe o quanto está sendo gasto pela lâmpada no momento do seu acionamento e de acordo com a potência da mesma.

 

MATERIAIS:
Arduino UNO – Utiliza Artmega8U2;
Módulo Relé;
Módulo Internet Shield;
Módulo Sensor de Movimento – PIR: Este módulo permite o ajuste da sensibilidade do sensor, ou seja, a qual distancia um objeto será detectado, e também o tempo de delay. Os ajustes são feitos nos 2 potenciômetros soldados à placa;
Lâmpada Dicroica;

 

CONCLUSÃO:
Este projeto, em uma primeira visão, obteve exito, pois a proposta definida foi concluída.
A ideia inicial do mesmo era mostrar o cálculo de gasto através de uma mensagem recebida pela página da Web, porém tivemos dificuldades quanto a integração de alguns programas junto a IDE do Arduino. Mas, após algumas tentativas e adaptações, foi possível conciliar a exibição de estado da lâmpada e o cálculo de gasto ficou por conta da aplicação mobile, que foi desenvolvida e integrada ao projeto inicial.
Apesar de algumas dificuldades, foi possível concluir o projeto em sua ideia central.

 

AUTORES:
– André Costa Dantas
– Ismael Amancio de Godoy
– Cristiano Barbosa

 

CONTATO:
– ismael.a.godoy@gmail.com