Projeto “Porta Inteligente”

Este projeto tem o objetivo de evitar a colisão de uma porta de carro com algum obstáculo, após a sua abertura.

VÍDEO:

 

CONTEÚDO:
Este projeto foi desenvolvido para a disciplina do 4º período do curso de Engenharia de Computação, para a disciplina de Resolução em Problemas em Engenharia II. Possui como objetivo geral a construção de uma porta de carro inteligente na qual permita o travamento do um protótipo de porta de um carro antes que aconteça uma colisão da mesma (por exemplo um poste, árvore, pessoa e até mesmo outro carro), através de um eixo entre um ângulo de 0 a 90 graus, mas que poderá ser definido pelo usuário. Portanto os passos serão, primeiro: a solução do problema da trava será a partir de um sensor ultrassônico; segundo: a rotação do eixo da porta do protótipo é realizada por um servo motor, juntamente com um potenciômetro, que será usado para passar a informação ao servo motor, em forma de ângulo, as posições que ele percorrerá. A integração do potenciômetro com o sensor ultrassônico e servo motor, permitirá com que trave a porta quando a distância for menor ou igual a 5 centímetros.

 

MATERIAIS:
Materiais mecânicos: Caixa de papelão, Base de madeira, Porta de madeira (moldada a partir da de um carro), Cabos M/M, M/F/, F/F, Cabo adaptador de energia para Arduino; Materiais eletrônicos: Arduino MEGA 2560, Sensor ultrassônico HC-SR04, Display LCD 1602A 16×2, Servo motor 9G SG90, Protoboard 400 pontos, Potenciômetro linear 10K e Bateria 9 volts.

 

CONCLUSÃO:
Este projeto obteve exito em sua conclusão, evitando assim com que ao se abrir uma porta de carro, caso haja um obstáculo igual ou inferior a 5 centímetros o sistema do projeto evita uma possível colisão. Ao longo dos testes não tivemos muitos problemas em aprender a configurar cada equipamento, cada integrante da equipe que ficou responsável por alguma tarefa não apresentou dificuldades em sua realização. Podemos destacar que uma das dificuldades encontradas foi a integração do código de todos os equipamentos, pois o display utilizado apresentava interferências quando girávamos o potenciômetro devido ao delay, mas logo conseguimos corrigir retirando alguns delays. Outra dificuldade encontrada, já na parte do protótipo, foi deixar a porta fixa sobre o servo motor, pois a mesma ficava caindo quando fazíamos os movimentos de abrir e fechar, a solução foi colar com muito Super Bonder. Os pontos positivos ao final do projeto “P.I.” é que cada integrante adquiriu mais experiências com programação em Arduino, podendo aperfeiçoar mais a cada projeto e criar projetos cada vez mais complexos e com tecnologias avançadas que poderão ter alguma eficiência no futuro.

 

AUTORES:
– Arthur Azevedo Fernandes
– Danilo Vellozo Junior
– Matheus Atilio

 

CONTATO:
– arthur_1703@hotmail.com
– danilo.vellozojr@hotmail.com