Projeto Balança De Gás

Nosso projeto visa simular uma balança comercial com canos e conexões de PVC para pesar um botijão de gás (simulado com a garrafa de água). A ideia é evitar que as pessoas tenham que ficar se preocupando quando o gás utilizado vai acabar.

VÍDEO:

 

CONTEÚDO:
O projeto Balança de Gás apresenta à disciplina de Resolução de Problemas em Engenharia do curso de Engenharia da Computação da PUC-PR, um modelo de balança feita com canos de PVC que se comunica, através do potenciômetro colocado nela, com o Arduino UNO, que lê os dados da variação feita no objeto e os envia para a página da web através do Ethernet Shield. O problema identificado pelo grupo foi que, geralmente, o gás usado nas residências acaba em um momento de maior necessidade. Portanto, a idéia foi criar um protótipo de balança de gás que avisasse ao distribuidor contratado o momento em que o botijão estivesse quase vazio. Desse modo o vendedor entraria em contato com o contratante para verificar a necessidade ou não de um novo bujão.

 

MATERIAIS:
1) Canos e conexões PVC;
2) Mola simples;
3) Arame;
4) Potenciômetro deslizante linear B10k;
5) Fios;
6) Fita isolante;
7) Arduino UNO;
8) Ethernet Shield W5100;
9) Cabo USB;
10) Cabo de rede.

 

CONCLUSÃO:
O resultado apresentado foi o funcionamento do projeto conforme descrito, com o Arduino lendo as informações do potenciômetro e posteriormente enviando-as para a página web através do Ethernet Shield. Além disso, nosso Arduino é capaz de acender um LED quando a garrafa chega a um determinado valor lido pelo potenciômetro, indicando que ela está quase vazia.

 

AUTORES:
– Henrique Nocera
– Lucas Straube Rodrigues
– Luiz Fernandes Carvalho

 

CONTATO:
– lucas95_cfc@hotmail.com