Projeto Lcd Door

A proposta deste projeto é a implementação de um Display, o qual irá mostrar em sua tela algumas informações do tempo, como temperatura máxima, temperatura mínima, temperatura atual, condições climáticas do dia e precipitação.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Informações do tempo podem facilmente serem encontradas na WEB, mas dificilmente procuramos nos informar sobre as mesmas quando iremos sair de casa, ou fazer algo que necessite de um clima específico. Temos então o intuito de fornecer ao usuário essas informações em um Display LCD 20×4, o qual buscará as informações do tempo através de uma comunicação serial com um computador conectado à WEB.
O usuário não terá dificuldade alguma em operar o instrumento, pois toda a aquisição de dados e a impressão no Display será operado por um microcontrolador.
O Display será ativado por um sensor de movimento, ou seja, o instrumento estará desligado até a aproximação do usuário. No exato momento em que o sensor captar movimento, toda a operação de aquisição de dados e impressão no Display será executada, assim mantendo os dados climáticos sempre atualizados.
A aquisição dos dados climáticos para o projeto, não será feita através de um processo de medição de grandezas. E sim através de uma rápida obtenção de dados na WEB, ou seja, os dados climáticos já estarão prontos e serão obtidos na WEB através de um programa na linguagem Java.
O microprocessador no qual trabalharemos para desenvolver o projeto será o “AT89S52”, da família de processadores 8051.

MATERIAIS:
Microcontrolador AT89S52;
Sensor de Movimento PIR RE200B;
Display LCD 20×4;
Adaptador Serial RS232;
Cabo Serial;
Conversor USB-Serial;
Cristal Oscilador de 12MHz;
2 Pilhas de 3Voltas;
2 Capacitores Cerâmicos de 33uF.

CONCLUSÃO:
A maior parte do processo de desenvolvimento do projeto LCDDoor decorreu como o esperado, enfrentando algumas dificuldades ao longo do caminho, onde a maior parte dessas foram superadas. A maior delas foi desenvolver a comunicação serial entre o notebook e o microcontrolador através da linguagem Java, esse desenvolvimento apresentou diversos problemas, pois seu software é complicado e complexo, necessitando ainda de diversos drives instalados na maquina.
A equipe para desenvolvimento do projeto teve que estudar e abordar diferentes tópicos e técnicas, os quais: Microcontroladores, linguagem assembly, comunicação serial, display, etc. Algumas possuindo um maior grau de dificuldade que outras.

AUTORES:
– Guilherme Nack Cordeiro
– Ronald Campanari

CONTATO:
– guigo_nack@hotmail.com
– ronaldcampanari@hotmail.com

IMAGENS: