Projeto Gib

O projeto GIB consiste em um fliperama onde o jogador tem como objetivo desviar os obstáculos correndo na esteira

VÍDEO:

 

CONTEÚDO:
Frente a um mundo onde a era digital prevalece sobre os antigos instrumentos analógicos, criou-se a concepção entre o mundo dos “gamers” de que jogos ditos bons eram os jogos que possuíam alta tecnologia e gráficos exorbitantes. Entretanto, os novos celulares smartphones trouxeram de volta a simplicidade e a elegância dos primeiros jogos digitais a serem desenvolvidos.
Diante disso, os alunos tiveram a ideia de trazer à tona o projeto G.I.B.
O projeto Game in a Box, referente ao quarto período do curso de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, propõe o desenvolvimento de um jogo semelhante aos fliperamas antigos, como os pinballs, onde o jogador controla um boneco com o objetivo de evitar os obstáculos contidos em uma esteira.

 

MATERIAIS:
• 1 Arduino Mega;
• 5 Fins-de-Curso Mecânicos (Sensor de Toque);
• 1 Carrinho de Impressora com Motor DC;
• 1 Tapete felpudo;
• 1 Dobradiça;
• 1 Barra de metal;
• 8 Conectores PVC (pequenos canos de PVC);
• 1 Motor com caixa de redução
• Aproximadamente 100M de fio de Cobre esmaltado 22awg
• 1 transistor TIP32
• Resistores de 10k, 220R, 1k e 820k
• 1 Sensor infravermelho;
• 1 Sensor Eletromagnético;
• 1 Manete de joystick;
• 1 Botão de fliperama;
• Imãs de ferrite;
• Papel com espuma;
• Linha de Nylon;
• 1 Buzzer contínuo de 3V;
• Placas de Fenolite;
• Madeira;
• Pregos
• Grampos de Pressão;
• Parafusos;
• Tinta preta;

 

CONCLUSÃO:
Após meses de muito trabalho conseguimos concluir o projeto de maneira satisfatória, porém vale ressaltar que tivemos diversas ideias para incrementar o projeto, mas devido à falta de tempo estas ideias não foram postas em prática.
Tivemos muita dificuldade em trabalhar no tema do projeto, que era magnetismo, pois não fazíamos ideia de como fazer um eletroimã e o quão forte este deveria ser, mas após muitas tentativas obteve-se um resultado que atendeu às expectativas.

 

AUTORES:
– Felipe Hartcopp Betoni
– Douglas Costa Rossi
– Felipe Cezário de Andrade

 

CONTATO:
– felipe.betoni@yahoo.com.br

 

DOCUMENTAÇÃO:
Projeto_GIB.pdf