Maglocker

Gaveta com levitação magnética

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Guardar objetos de valor ou documentos importantes em gavetas com chaves ainda é uma prática bastante comum entre as pessoas, entretanto, guardar muitas chaves acaba gerando muito volume e algumas vezes confusões com a qual usar. Na tentativa de facilitar o processo de abertura de gavetas, garantindo tempo de uso maior e mais prático, a automatização com levitação magnética é uma ótima estratégia. Em agências bancárias que disponibilizam gavetas para aluguel a automatização é essencial, pois facilitará o gerenciamento, assim poupando tempo ao procurar e abrir o número certo.

MATERIAIS:
Arduino; Resistores de fio de 100 Ω, 233 Ω, 10k Ω; LED vermelho; LED amarelo; Emissores infravermelhos; Motor DC Universal; Fechadura; Molas de pressão; Transistor 222A; Rele 5 pinos 5V; Placa de protótipo rele; Placa perfurada; DB25 macho e fêmea Fios; Madeira; Parafusos; Pinos poste; Termo retrátil. Ímãs de Neodímio Fita Isolante Roldana de 5cm de diâmetro Elástico de amarrar dinheiro Sensor de Efeito Hall Digital

CONCLUSÃO:
Ao final do projeto foi possível cumprir com grande parte do que foi proposto, mas principalmente, o que fica é o conhecimento obtido durante o processo de desenvolvimento. Com o projeto, foi possível perceber e aplicar os conhecimentos sobre magnetismo e eletromagnetismo aprendidos na disciplina de Física IV, foi possível também, entender um pouco mais sobre o funcionamento do microprocessador Arduino e treinar as habilidades de solda e manuseio de ferramentas de corte e furo, como serras e furadeiras. Para que o projeto fosse melhor desenvolvido, seria necessário mais tempo e a utilização de alguns materiais usados na maquete não poderiam possuir características magnéticas.

AUTORES:
– Rodrigo Busato

CONTATO:
– ro.busato@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Maglocker.pdf

IMAGENS: