Key Organizer

O projeto consiste em um equipamento que realiza a separação automatizada de chaves por meio da tecnologia RFID.

VÍDEO:

 

CONTEÚDO:
No geral, quando pensamos em como organizar nossas chaves, logo nos vêm à cabeça – molhos de chaves, chaveiros enormes e pesados que costumamos perder com frequência. Carregamos várias chaves, muitas vezes pelo medo de perdê-las ao meio de tantas outras – com isso em mente, foi desenvolvido o projeto Key Organizer.

O projeto consiste em um equipamento que realiza a separação automatizada de chaves por meio da tecnologia RFID, facilitando, e principalmente – trazendo uma maior organização quando se pensa em um sistema como este.
A idéia do projeto pode ser utilizado de várias formas, como um meio para se guardar e organizar as chaves em uma residência, ou então, como uma solução para estabelecer e dispor o conjunto de chaves em um andar residencial de um prédio. Cada apartamento possui uma chave específica, então é fácil imaginar um sistema comum aos habitantes daquele andar, onde seriam armazenadas as chaves de cada indivíduo de forma segura e eficiente – sem o risco de perdê-las ou de serem roubadas.
A tecnologia RFID vêm desta forma, trazendo mais segurança e facilidade ao usuário – de modo que traz uma maior individualização neste sistema de armazenamento.

 

MATERIAIS:
-Arduino Uno;
-Computador;
-Servo Motores (TowerPro Micro Servo 9G);
-Madeira (MDF);
-Rolamentos de Madeira;
-Motor DC 12v + Caixa de Redução;
-Tecido para a Esteira;
-Forro de PVC (Rampas);
-Cola Quente;
-Sensor de Distância por Ultrassom;
-Resistores;
-Transistores;
-Botões Push-Button;
-Tags RFID (Formato de Chaveiro);
-Leitor RFID (232 Reader Module YET 125K-W Interface RS-232) 125kHz.

 

CONCLUSÃO:
Com o término do projeto, pode-se depreender que a tarefa de realizar projetos nesta disciplina, em conjunto com a supervisão do professor Afonso realmente nos adiciona uma grande bagagem referente aos conhecimentos utilizados e no desenvolvimento em equipe.

Observando o projeto em funcionamento, pudemos concluir que as metas foram atingidas – capaz de gerar facilidades no meio de aplicação proposto, também conclui-se que a tecnologia RFID tem um grande potencial para aplicações do dia-a-dia – ainda existem diversas idéias que podem ser aplicadas na prática com seu uso, necessitando apenas de um pouco de criatividade e conhecimento.

 

AUTORES:
– Carlo Nery de Lima Moro
– João Antonio Santos Nascimento
– Murilo Candido do Rosario

 

CONTATO:
– moro@outlook.com
– murilo.brilo@hotmail.com

 

 

IMAGENS: