Velohidro

O VeloHidro foi desenvolvido com base no afunilamento da água. O nome é derivado de Velo – velocidade e Hidro – hidrostática. Tal efeito cria diferenças de pressão que permitem através de calculo a obtenção da velocidade do meio.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O projeto VELOHIDRO tem o objetivo à medição de velocidade envolvendo um micro controlador, cuja função é calcular a partir da informação do sensor MPXV5004DP, a velocidade da água e imprimir o resultado em um display de LCD. A utilização do micro controlador PIC16F877A era estritamente necessária, pois é com base na arquitetura deste chip que teria que ser desenvolvidos os projetos deste semestre. O que facilitou o uso da programação e o uso do micro controlador, foi a prática de trabalhar com essas ferramentas nas aulas de Microprocessadores II, com isso, podemos utilizar as teorias usadas em sala de aula já em aplicações de engenharia propriamente dita, no caso de microprocessadores para a realização do software, assim como circuitos elétricos e sistemas digitais para uma compreensão melhor da eletrônica analógica e digital.

MATERIAIS:
Micro controlador PIC16F877. Cristal Oscilador 12Mhz. 1x LED. Placa de fenolite. Tubulação. Sensor de pressão MPXV5004DP. Resistores. Capacitor. Display. Bateria 9V

CONCLUSÃO:
O Projeto Integrado tendo como objetivo principal a integração das diversas disciplinas do curso, relacionando assim teoria com prática. Pode-se dizer que o objetivo do mesmo foi alcançado com êxito no projeto. A idéia final do projeto foi implementada e ocorreu o funcionamento com êxito, percebemos que um projeto pode ser ao mesmo tempo divertido e funcional e que utilizamos diversas áreas utilizadas durante o programa de aprendizagem, como o micro controlador, sensores, fontes, display, led’s, entre outros. O projeto ajudou a expandir nossos conhecimentos e a trabalhar em grupo para um objetivo em comum.

AUTORES:
– Fernando Brambilla de Mello
– Silvio da Costa Reis
– Victor Miranda Perez

CONTATO:
– bramba@ymail.com
– bramba@ymail.com