Thermal Control Cooler Microcontrolado

Sistema de refrigeração de Cooler Com Celula Peltie

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Inicio
Um controlador térmico num cooler é uma inovação para as tecnologias de hoje em dia. Mas com este cooler digital podemos muitas vezes evitar que previamente que nosso computador esquente muito e poderemos ter uma noção de qual temperatura ele está alcançando. O Thermal Control (nome dado ao projeto do cooler térmico) será utilizado mais para controle de temperatura dos computadores que são utilizados na PUC e nos computadores de casa mesmo, assim ligando o cooler e desligando ele mesmo quando necessário e assim economizando em energia. Um dispositivo em que é muito importante e que ajuda a prever possível descontento como, por exemplo, uma motherboard queimada (por ter superaquecido) e com isso não precisar gastar muito para poder comprar uma outra, em que se é caro boas motherboards hoje em dia.

O Projeto

Este projeto consiste na criação de um cooler micro controlado, o cooler vai terá um display que mostrará a temperatura da célula na parte gelada . A parte responsável pela dissipação quente terá um cooler para o mesmo. Serão utilizados alguns equipamentos e componentes, dos quais os principais seriam, a célula peltie, os Sensor de temperatura, e o PIC da família 16F877.
O sistema contará com uma célula peltie e um sensor de temperatura que medirá do cooler e mostrará a mesma em um display. Para que não acha problemas futuros com seu computador, este mesmo contará com um display que irá mostrar qual a temperatura que está, para que também aja um controle externo do usuário.

Objetivo

O objetivo deste projeto é a implementação de um dispositivo eletrônico, onde irá auxiliar as pessoas a monitorar melhor os seus computadores para que ela esteja sempre vendo se está existindo um superaquecimento continuo em que se possa ter grandes problemas no futuro.
Qualquer pessoa será habilitada para usar este instrumento refrigeração de CPU, muito útil para pessoas que utilizam computadores todos os dias ou técnicos para ver se houve um superaquecimento no computador, pois ele poderá ver pelo display qual a temperatura que está sendo alcançada.
O objetivo principal para este projeto é garantir que o Thermal Control meça as temperaturas acima de 0o C e que demonstre este resultado no display LCD que vai ser embutidos ao projeto, a única coisa que o Thermal Control não irá fazer é medir as temperaturas que estão abaixo de 0oC.

MATERIAIS:
1 x PIC16f877/877A
1 x Crystal 20Mhz
2 x Capacitor 22pF
1 x Push Button
1 x resistor 4k7
1 x Potenciomêtro Linear de 100k
1 x Resistor 3k3
1 x 7805
1 x IRF640
1 x Didodo 1n4004/4007
1 x Celula Pelties 90Watts ou mais
1 x Cooler para computador (Socket)
2 x Display de 7 Segmentos
1 x Socket para 40 pinos
2x CD4511
2x Socket para 16 pinos
1x Fonte de Computador com 200w reais ou mais
1x Lm35
1x Dissipador térmico de alumínio para 100W

CONCLUSÃO:
Com este projeto foi possivel verificar e testar em pratica conceitos passados durante em aula, assim como pratica de programacao em assembly. Desde ja Agradeco aos professores ea Puc Pr.

AUTORES:
– Valter Rodrigues
– Marcelo Fernandes

CONTATO:
– skylyne@gmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
ThermalControl.pdf