Suco Mais

Projeto de uma Máquina de Suco automatizada

CONTEÚDO:
O projeto Suco Mais pretende automatizar as ações de verificação da temperatura e retirada do suco por meio de sensoriamento, os quais seriam sensores de temperatura e presença respectivamente. A máquina também controla a saída do produto por meio de uma válvula elétrica, a qual é acionada pelo micro controlador do projeto, o 89S52, da Atmel, por meio de controle de um relé. Para a refrigeração do suco, a máquina faz uso de uma célula peltier, também micro controlado. Todas essas informações são mostradas por meio de um display LCD 16×2 para o usuário que vai regular a temperatura do suco ou vai retira-lo.
Objetivos Principais
– Controlar a entrada de informação no display LCD
– Construir o sensor de temperatura
– Construir o sensor de presença
– Fazer o circuito de controle da válvula elétrica e da célula peltier com o uso de relés
– Construir a estrutura física da máquina suco mais
– Anexar o sensor de temperatura e presença no LCD, para que estes sejam mostrados aos usuários
– Anexar a válvula elétrica para que quando o sensor de presença detecte a presença de um copo esta abra e deixe sair o suco.
– Fazer a interface entre sensor de temperatura e célula peltier para que quando o usuário selecione a temperatura adequada, a célula peltier chegue nesta temperatura tendo como base a medição do sensor.
– Montar todos os circuitos eletrônicos do projeto na estrutura física, montar a máquina propriamente dita

MATERIAIS:
Hardware
-Display LCD 16×2
-Célula peltier
-Compressor 250 PSI, 10 A
-Dissipador para a célula peltier
-Lm 35 para o sensor de temperatura
-Relé Metaltex, AY1RC2
-Resistores
-Capacitores
-Diodos
-Válvula Elétrica
-Leds
Software
-Microsoft Windows 7
-KeilµVision 4
-WL PRO V2.20, software de gravação do micro controlador
Estrutura
-Plástico Poli Etileno, 1 metro.
-Parafusos
-Cola
Equipamentos
-Protoboard
-Multímetro digital
-Osciloscópio Rigol 25 MHz
-Cabos de rede
-Micro controlador Atmel 89S52

CONCLUSÃO:
O perfeito funcionamento de uma maquina de suco totalmente automatizada exige um grande conhecimento de programação em micro controladores e suas características, como qual o nível lógico que as portas do micro soltam, se há a necessidade de utilizarmos um cristal oscilador ou se o micro controlador já possui clock interno, quais pinos devem estar em nível lógico 1 para a sua gravação e muitos outros fatores.
Além de saber sobre as características do micro controlador usado no projeto, precisamos dominar os circuitos integrados e componentes que junto com o micro controlador farão parte da ação a ser executada, como exemplo podemos citar que o micro controlador 89S52 não pode se comunicar diretamente como lm35, pois ele não possui um conversor analógico digital integrado, para isso ele precisa do adc0808 ou o adc0804 que faz a interface entre o sinal analógico vindo lm35 e a saída digital para o micro controlador. Por isso precisamos conhecer perfeitamente o funcionamento deste circuito integrado, como é a saída digital que ele fornece, quais pinos tem que ser colocados em nível logico 1 para que o processo de conversão seja iniciado, bem como o processo de leitura.
Como nossa máquina de sucos possui muitas funções, como verificar a presença de um copo, verificar a temperatura, desabilitar a passagem de corrente na bobina do relé, e muitas outras, a integração de todas essas rotinas é extremamente difícil e exige tempo e os equipamentos adequados.
Projetos que envolvem a manipulação de líquidos para algum objetivo específico exigem um grande cuidado com os circuitos que estão fazendo a parte de controle, no nosso caso, a má vedação da válvula elétrica com os encanamento de passagem do suco poderia causar muitos perigos, já que ela é alimentada em 127V, por isso optamos por fazer o controle sem o teste com água, já que precisaríamos de mais tempo para fazer uma boa vedação.

AUTORES:
– Edson Luiz Sebold Martins
– Jonat Robert Becker
– Rafhael Weslley Lemes de Souza

CONTATO:
– edsonsebold@gmail.com
– edsonsebold@gmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Documentação do Projeto