Projeto Traffic

O projeto Traffic tem como finalidade modificar o temporizador de um semáforo conforme o trânsito, ou seja, um sensor captará a passagem de carros em um determinado tempo.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Nosso objetivo, através desse projeto, foi de por em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula e buscando novos embasamentos com pesquisas, fazendo documentações, cronogramas, ou seja, tudo que envolve um bom gerenciamento de projetos. Podemos citar os microprocessadores, que foi necessário fazer pesquisas para a realização do software, os circuitos eletrônicos para uma melhor compreensão na eletrônica analógica. O projeto envolveu dois circuitos eletrônicos, um para o sensor que controla a passagem de carros, e o segundo que controla, através do sinal do primeiro mencionado, o tempo que semáforo ficará em vermelho. Com isso, foi necessário um programa em Assembly, para os dois circuitos funcionarem em total sincronia. Esse programa tem como finalidade contar o número de carros através do sensor, e diminuir o tempo do semáforo. Para que finalizássemos o projeto com sucesso foi necessário total empenho, dedicação máxima de cada integrante do grupo e principalmente, força de vontade em continuar o desenvolvimento, mesmo nas horas em que acontecia algo de errado, isso foi o forte do nosso grupo, pois nunca pensamos em desistir, acreditamos desde o início no nosso potencial. Pois além de fazer as nossas próprias tarefas, sempre trabalhamos buscando soluções e ajudando uns aos outros o máximo possível no desenvolvimento para o sucesso desejado. Foi necessária também a ajuda dos professores, os quais estavam aptos para nos ajudar tirando nossas dúvidas, melhorando nossas idéias, ajudando a tomar decisões e principalmente nos apoiando. Para desenvolver o projeto dependíamos também das estruturas da PUC, pois foram nos laboratórios com os equipamentos necessários que nosso projeto foi desenvolvido e concluído com sucesso.

MATERIAIS:
1. O semáforo: • 4 Leds vermelhos; • 4 Leds amarelos; • 4 Ledes verdes; • 2 Placas perfuradas 10 x 10 cm; • Tubo de caneta. 2. Placa do sensor: • 1 Placa perfurada 10 x 10 cm; • Resistores; • Relé • Diodo • Transistor

CONCLUSÃO:
Como esperado a maior dificuldade do grupo foi na parte da programação, a linguagem assembly, essa dificuldade teve-se no processo da rotina entrar em sincronia com o sensor, e assim mudando de vermelho para verde. Mas os objetivos esperados foram alcançados. E a partir desse projeto, tivemos outra visão de como é o funcionamento do microcontrolador, entre outros, adquirindo conhecimentos extras, principalmente na linguagem assembly, em eletrônica colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

AUTORES:
– Alex Willian Lam
– Arlei José Turatti
– Mauricio Souza C. de Freitas

CONTATO:
– mauricio.freitas@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Documentação do Projeto

IMAGENS: