Projeto Susp-Down

É uma miniatura de um carro 1:16 com sua suspensão modificada de forma automatizada

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O projeto susp-down consiste em adaptar um carro de brinquedo com controle remoto a fim de alterar a suspensão original de uma forma automatizada e mais interessante. Realizado por estudantes do terceiro período do curso de Engenharia da Computação, envolvendo principalmente duas disciplinas: Física e RPE (Resolução de Problemas de Engenharia); cujo o único requisito dos coordenadores, Gil Marcos Jess e Afonso Ferreira Miguel, é que o referido projeto produza algum movimento físico. Utilizando uma miniatura do carro Hummer H3T de escala 1:16, alterar a suspensão original utilizando servomotores instalados nos dois eixos de transmissão, incluindo sensores que irão monitorar a rotação de uma das rodas para indicar a sua velocidade atual e estes serão controlados pelo hardware Arduino que fará todo o processo eletronicamente. Satisfazendo as condições estabelecidas pelos coordenadores das disciplinas de Física III e RPE, em que se deve apresentar algum movimento físico.

MATERIAIS:
a) 01 Miniatura da Hummer H3T, escala 1:16, com controle remoto; b) 01 Arduino Duemilanove; c) 02 Micro servo motores Hextronik HXT900, 09 g – torque: 1,6Kg; d) 02 Mini chaves fim de curso; e) 01 sensor optoacopladorTCST1000/ TCST2000; f) 02 baterias alcalinas 9V; g) Cola adesiva instantânea; h) Cola de silicone quente; i) 01 Roldana do sensor presente em mouses antigos serial (com “bolinha”).

CONCLUSÃO:
Diante de uma grande variedade de miniaturas de carros reais, no mercado atual de brinquedos, os usuários de modo geral se deparam com algo em comum, que são as funções básicas presentes tais como: acelerar, andar para trás, virar a direita e virar a esquerda; fatores que podem deixar o brinquedo obsoleto e até perder a graça depois de um certo tempo de uso. Esse projeto mostrou que é possível integrar mais uma função, controlar a suspensão do carro, deixando-o mais interessante. Além disso, o grupo pode adquirir uma boa experiência de projetos, envolvendo organização de idéias, tomada de decisões frente a problemas para apresentar possíveis alternativas, padronização quanto a documentos que registram informações de tal projeto, divisão de problemas maiores em menores para ficar mais eficaz sua execução, etc.

AUTORES:
– Fabio Pinheiro de Souza
– Ivan Lucas Reis Silva
– Rodrigo Monma Lucas

CONTATO:
– fabio.pinheiro@hotmail.com
– ivanlucas13@gmail.com