O PiSP é um piso sensível à pressão capaz de detectar movimento que pode ser implementado em diversos dispositivos.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Os sistemas de piso sensível a pressão são utilizados principalmente no trânsito, com o objetivo de calcular a velocidade dos veículos. Existem também alguns utilizados para abrir uma porta quando algo se aproxima dela. O projeto PiSP também é um piso sensível a pressão, mas ele possuí uma interface para o usuário ao qual pode ser conectado um dispositivo que será ativado quando o piso for pressionado. Além disso ele possuí uma ativação magnética com resultados muito rápidos.
Atualmente, em ambientes urbanos, a necessidade da criação de dispositivos de presença se torna cada vez maior, sejam eles para controlar a iluminação de uma residência até para serem utilizados como dispositivos de segurança. Logo, o PiSP entra como uma alternativa, tornando possível a implementação de dispositivos eletrônicos externos quaisquer (portas, alarmes, trancas).

MATERIAIS:
PIC12F675 (SIP 8 pinos): Microcontrolador utilizado para fazer a conversão A/D do sinal do sensor de hall e ativar o dispositivo externo quando o piso for pressionado.
Ímã (12x6x3 mm): Objeto magnético feito de elemento Neodímio.
A1321LUA-T: Sensor de Hall linear.

CONCLUSÃO:
O projeto integrado foi um grande projeto de aprendizado, desde o entendimento de como funciona um sensor de hall até a programação de um microcontrolador, incluindo a montagem das placas. Além disso, a equipe ganha como experiência também um avanço na organização de ideias e tomada de decisões frente a problemas encontrados.

AUTORES:
– Lucas Guimarães Gonçalves

CONTATO:
– lucas__virtual@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
documentacao.pdf