Monitoramento Remoto De Calor – Mrc

Sistema de monitoramento de temperatura de baixo custo utilizando comunicação RF, visando minimizar as consequências de um possível incêndio.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
A segurança dentro do conforto dos nossos lares, bem como dos nossos familiares, mostra-se um assunto de altíssima relevância dentro do convívio familiar, pois propicia uma maior tranqüilidade naquele que é considerado o maior patrimônio do homem, a família.
Em outros meios, no caso a industria, a segurança também se mostra algo de extrema importância, seja para proteger o patrimônio por motivos financeiros ou para propiciar um forma de trabalho mais salubre aos colaboradores envolvidos.
Entre os mais variados temas referentes a segurança, o que merece grande atenção é a detecção de catástrofes incendiarias provenientes dos mais distintos motivos.

MATERIAIS:
·         Fios de prova;
·         Tubo solda com 37,5cm;
·         CI Decoder HT12D;
·         CI Encoder HT12E;
·         3 Microcontroladores AT89S52;
·         2 Placas Fibra de Vidro 20×10;
·         4 Capacitores de 10uF x 50V;
·         Gravador de Dispositivos;
·         2 Módulos Transmissores RF 433 MHZ;
·         1 Módulo Receptor RF 433MHZ;
·         3 Resistores de 33K;
·         2 Resistores de 750k;
·         Diodos 1N4007;
·         5 Trimpots 1k;
·         4 Cristal Oscilador 12000 Hz;
·         2 LM35;
·         2 LM339;
·         Flat Cable;
·         Furadeira;
·         Serra;
·         Fita Adesiva;
·         Conectores Borne

CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que é possível desenvolver um projeto relacionando sensoriamento de temperatura através dos conhecimentos acumulados durante o curso.
A idéia de confeccionar um sistema de sensoriamento de temperatura demandou muito tempo e estudo por parte do grupo. O grupo dedicou-se integralmente ao projeto, que por fim, acabou sendo um projerto simples, entretando, mostrou-se muito versátil. O projeto em si, parecia não ser complexo, mas os circuitos de comunicação RF exigiram tempo, paciência e muita pesquisa. Por fim, obtivemos êxito em nossas expectativas, e por conta disso, os membros do grupo estão bem mais preparados para um proximo projeto.

AUTORES:
– Bruno Baptista Buckeridge
– Jonathan Carvalho Diniz
– Henrique Duarte Lima

CONTATO:
– brunobuckeridge@hotmail.com
– jowdiniz@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
DocumentacaoMRC.pdf

IMAGENS: