Dado Digital

O projeto Dado Digital, referente ao quinto período do curso de Engenharia de Computação, tem como proposta desenvolver um dado acionado e pausado através de sensores, realizando contagem de um à seis através do microcontrolador 89S51.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O dado é usado em muitos jogos de tabuleiro em todo o mundo, tendo muitas variações de tamanhos e cores. O projeto Dado Digital tem como proposta criar um dado eletrônico onde os números de 1 à 6 estarão dispostos em leds representando o mesmo formato de números em um dado convencional. O projeto é controlado por um microcontrolador o qual fará a contagem e a pausa para visualização através de dois sensores. O Dado Digital pode substituir o convencional pois é de fácil manuseio, ao contrário do convencional, facilita ações no tabuleiro pois não há risco de ser jogado caindo entre as peças do jogo ou longe dos jogadores.

MATERIAIS:
– 7 leds;
– Fios;
– Microcontrolador Atmel 89S51;
– Resistores;
– 2 Baterias 3V de lítio;
– 1 Capacitor;
– Display 7 segmentos;
– Placa de fibra de vidro;
– Furadeira com broca de 1mm;
– Protoboard;
– Ferro de solda;
– 1 switch;
– 2 sensores de toque;
– 1 cristal 12mhz.

CONCLUSÃO:
Com base na matéria de microprocessadores, desenvolvemos um projeto utilizando um microcontrolador orientado pela linguagem assembly, voltado para a diversão e talvez otimização dos jogos de tabuleiros.

AUTORES:
– Fabiano Elias
– Marcus Petri
– Renan Moris

CONTATO:
– fabianoelias.eng@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Documentação