Cancela Sensorizada

O projeto consiste em uma cancela com sensores para otimizar o acesso de veículos.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O projeto Cancela Sensorizada tem como objetivo otimizar o acesso de veículos a estacionamentos particulares e publicos, dispensando a intervenção de controladores de acesso. O sistema utilizará um microcontrolador para controlar os sensores e o motor que levantará a cancela e terá um display BCD que indicará a quantidade de vagas disponíveis no estacionamento. Através de um sensor RFID é feita a identificação do usuário e a verificação se ele tem acesso à aquela área do estacionamento. A cancela possui também um sensor IR, o qual faz a contagem e controle das vagas disponíveis no estacionamento não permitndo a entrada de nenhum veículo caso o estaionamento esteja lotado.
OBJETIVO
Geral
A pessoa aproxima-se da cancela com o veículo o suficiente para o sensor RFID detectar e reconhecer o carro, fazendo com que a cancela suba e só abaixe quando não houver mais nenhum objeto no alcance do sensor de presença. A contagem de vagas será feita através de sensores que indicarão a passagem do carro, deste modo verifica-se se o veículo esta saindo ou entrando, pois haverá apenas uma cancela na entrada e outra na saída. Haverá um BCD que indicará a quantidade de vagas disponíveis no estacionamento. Se o BCD indicar que o estacionamento esta lotado, não abrirá a cancela até que um carro saia.
Específico

Trabalhar com servos motores para controle da cancela; e aprender a criar programa para controlá-los;
Desenvolver placas e circuitos para comunicação com o motor e sensores, colocando em prática o aprendizado da parte teórica;
Desenvolver software em assembly para o microcontrolador 89s52;
Trabalhar com sensores IR e aprender a usá-los em aplicações práticas;
Trabalhar com sensores RFID para controle de acesso e aprender a programá-los.

MATERIAIS:
Hardware

Um servo motor;
Microcontrolador 89s52;
Sensor RFID;
Madeira do tipo MDF ou compensado;
Acrílico;
Placa de fenolite;
Resistores;
Capacitores;
Transistores;
Diodos;
Sensor de presença IR;
Microcontrolador;
Materiais em geral do Laboratório de Elétrica;
Sobra de outros projetos.

Software

Microsoft Windows 7;
Emu8086;
Keil uVision4;
IC Writer;
Software Eagle.

Estrutura

Madeira MDF;
Servo Motor;
Acrílico;
Parafusos.

 Equipamentos

Notebook HP Pavilion;
Uma fonte ATX;
Protoboard.

CONCLUSÃO:
O projeto embora pareça fácil e simples nos causou alguns transtornos entre os quais, problemas com o sensor IR, problemas com o código do servo motor e vários problemas com o sensor RFID. Mas isso foi de grande importância no aprendizado prático da matéria, pois com esses problemas e na resolução dos mesmos aprendemos muita coisa.
Cada projeto que fazemos e conseguimos concluir é de suma importância pro grupo, pois envolve trabalho em conjunto, respeito ao cronograma, agendamento de reuniões, paciência e respeito entre os participantes, troca de informações entre os grupos e até mesmo com colegas de períodos diferentes. Sendo assim é gratificante ver o projeto funcionando perfeitamente, pois consome muito tempo e dedicação e ao mesmo tempo nos prepara para o projeto final de conclusão do curso.

AUTORES:
– Alex dos Santos Xavier
– Jaziel do Carmo da Silva
– Eryck Vaz Alves

CONTATO:
– jacktekilla@gmail.com
– alexsantosxavier@gmail.com

IMAGENS: