Cancela Easy Access

Hoje no dia a dia, o conforto é um grande aliado e com o intuito de facilitar esse mesmo, foi desenvolvida a Cancela Easy Acess que disponibiliza um fácil acesso.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
A idéia do projeto surgiu com a idéia de um colega de classe chamado Marllon Antunes que sugeriu a construção da cancela. Aprimorada a idéia, a construção do projeto surgiu com a justificativa de que o aluno não precisaria parar o carro e passar a carteirinha no sensor, o que muitas vezes na dificuldade de achar a carteirinha na hora de passar na cancela, pode atrapalhar o fluxo de veículos.
O aluno não precisaria parar o carro e passar a carteirinha no sensor, o que muitas vezes na dificuldade de achar a carteirinha na hora de passar na cancela, pode atrapalhar o fluxo de veículos.
A cancela facilitaria o trafego nos horários de entrada e saída dos alunos, seria só passar com o carro que a cancela reconheceria o veiculo com um sensor instalado no pára-brisa, sensor este que armazenaria informações do aluno, abrindo automaticamente.
No caso de visitantes, o sistema funcionaria como já esta hoje, ou seja, com autorização do segurança ou porteiro, ou um portão próprio para o caso.
O projeto seria um sensor (1) instalado na cancela, este se comunicara com um sensor (2) instalado no carro, o qual conterá informações sobre o aluno, permitindo o acesso somente de alunos devidamente matriculados.
Serão instalados sensores de segurança, como um (3) na cancela para a mesma não fechar com um carro parado na cancela, e outro para registrar a saída da cancela fechando-a após.

MATERIAIS:
– Arduino Duemilanove ATmega 328;
– Madeira mdf;
– Estanho;
– Shield Micro SD;
– Shield RFID;
– Tag RFID;
– Servo motor;
– Capacitores;
– Resistores;
– Laser Point;
– Fonte de 5 e 9 voults;
– Sensor Infravermelho;
– Cola quente;

CONCLUSÃO:
Concluiu-se que é possível e viável desenvolver um projeto diferente e utilizável no cotidiano facilitando o trafego e um excessivo desgaste no transito, com um acesso mais fácil e hábil.
O projeto foi realizado com problemas como a demora dos equipamentos a chegarem, mas o sucesso no fim prevaleceu, e ajudou quanto ao aprendizado dos programas de aprendizagem envolvidos e trouxe mais conhecimentos aos integrantes.

AUTORES:
– Albo Alencar Oliveira Neto
– André Claudino

CONTATO:
– albo.neto@pucpr.br
– andre_claudinos2@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
DOCUMENTACAO_RPE.pdf