Virador De Páginas Automático – Vpa

O projeto VPA, referente ao terceiro período do curso de Engenharia de Computação da PUC, propõe o desenvolvimento de um virador de paginas automático para tetraplégicos, apartir de um driver de CD-ROM, e é acionado através de um microfone.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Esse projeto foi implementado em um driver de cd-rom, que após sofrer modificações, fez com que a bandeja mecânica avançasse ou retrocedesse conforme a programação do microcontrolador presente na placa arduino duemilanove. Para a ativação do rotacionamento da página, utlizou-se um microfone comum que é responsavel por enviar pulsos á placa microcontroladora. Por fim, utilizou-se um braço mecânico em formato de “L” onde o cooler para a sucção foi fixado para que assim fosse possível succionar a página da maneira desejada.
Este é um projeto inovador que irá trazer facilidades e entretenimento para os tetraplégicos onde é necessário apenas assoprar.

MATERIAIS:
Tubo solda com 37,5cm;

Fio de prova;

Cola quente;

CI NE555;

CI TL072;

3 Drivers de CD;

Placa fenolite 20×20;

Placa Fibra de Vidro 20×15;

Capacitores;

Arduíno;

Papel couché;

Resistores;

5 TIP122;

4 1N4001;

Conectores Molex;

Flat Cable;

Tubo de plástico;

Furadeira;

Fan Cooler;

Serra;

Lixa;

Base de Acrílico 5 mm de Espessura;

Servo motor;

Parafusos;

Microfone;

Fita Adesiva;

Transparência;

Furador;

Conectores Bourne;

Fonte ATX, chaveada.

CONCLUSÃO:
A idéia inicial, de confeccionar um contador de páginas foi abandonada por conta de não ser um projeto muito útil, com muita conversa e união pode-se criar algo que ajudem os outros. O grupo dedicou-se integralmente ao projeto e com a união e organização conseguiu-se um projeto útil aos tetraplégicos e aos seus criadores. O projeto em si, parecia não ser complexo, mas o circuito de microfone e o cooler exigiram tempo, paciência e muita pesquisa.
O projeto ajudou quanto ao aprendizado de varias matérias, trazendo mais conhecimento aos integrantes, hoje bem mais preparados para um novo projeto.

AUTORES:
– Bruno Baptista Buckeridge
– Jonathan Carvalho Diniz
– Henrique Duarte Lima

CONTATO:
– brunobuckeridge@hotmail.com
– jowdiniz@hotmail.com

IMAGENS: