Projeto Maglock

A intenção do desenvolvimento deste projeto é por em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia da Computação da PUCPR e, aplicar os conceitos básicos sobre magnetismo.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Projeto Integrado do curso de Engenharia de Computação tem como intuito iniciar o desenvolvimento de projetos, desde a documentação completa, organogramas, cronogramas, apresentações e a conclusão do projeto nas mais corretas formas, além do trabalho em grupo. Capacitando o aluno a gerenciar um projeto para quando entrar no mercado de trabalho não ter tantas dificuldades em realizar qualquer tipo do mesmo. A intenção do desenvolvimento deste projeto, também é por em prática os conhecimentos adquiridos e aplicar os conceitos básicos sobre magnetismo. Deste ponto de partida tivemos a idéia de por em execução um motor elétrico de quatro tempos, mas graças ao nosso orientador percebemos a pouca aplicação do magnetismo e partimos para uma nova idéia, ai nasceu o Projeto Maglock. O Projeto Maglock é uma fechadura magnética acionada através de uma ferramenta conhecida como RFID (identificação por rádio frequência). O Projeto Maglock conta com um transceptor de RFID, que fará a leitura da informação contida na etiqueta, chip ou cartão RFID e, então, uma interface utilizará algoritmos para manipular a informação recebida e destrancar (se for o caso) a porta em que está instalada. O projeto também contará com um sistema magnético de tranca, onde um imã passivo manterá a tranca fechada, e um eletroímã, que quando acionado, ira gerar um campo magnético oposto ao do imã passivo e, assim, destravando o sistema. O grupo formado para o desenvolvimento do Projeto Integrado do quarto período do curso de Engenharia de Computação é formado pelos seguintes integrantes: Gustavo Stein, Marianna Freitas e Renan N. Pinto.

MATERIAIS:
Resistor 330 ohm
Resistor 100k ohm
Resistor 330 ohm
LCD 16×2
Arduíno (Seeduino)
Diodo 1N4004
Diodo 6v15a
Led
Buzzer
Transistor BC238
Placa Fenolite
Adaptador RFID
Materiais para maquete
Box para implementar
Fonte AT
Ferradura em Aço
Fio de cobre esmaltado
Relê
Fontes extra
Parafusos
Estanho
Fios
Cabos

CONCLUSÃO:
Com a finalização deste projeto, que durou cerca de cinco meses, podemos dizer com convicção que conseguimos atender todas as metas levantadas no início do mesmo. O Projeto Integrado tendo como objetivo principal a integração das diversas disciplinas do curso, relacionando assim teoria com prática. Pode-se dizer que o objetivo do mesmo foi alcançado com êxito no projeto. Apesar dos problemas que tivemos no início do projeto em decidir que tipo de projeto faríamos, no final acabou dando certo e optamos por igual em fazer algo que tem um valor no mercado. Alguns acontecimentos devem ser ressaltados, estes que fizeram muita diferença na execução e conclusão do projeto. Primeiramente como era de se esperar, foram enfrentadas várias dificuldades, sendo a primeira delas, O Projeto MagLock se destaca por ser um projeto acadêmico que é inspirado nos sistemas de fechaduras magnéticas existentes, porém com a tecnologia que vai crescendo e com as mudanças nos padrões atuais, esse mesmo projeto acadêmico pode ter várias melhorias e competir de igual a igual com sistemas de alto nível, pois a idéia basicamente é a mesma, tem-se um arduino que controla todas as funcionalidades do sistema. Durante todo o projeto contamos com a ajuda direta dos Professores Gil Marcos Jess e Afonso Ferreira Miguel, que nos apoiaram, nos ajudaram e sempre estiveram dispostos a tirar nossas dúvidas, sejam elas até em momentos importunos. Os dois Professores sempre tiveram a parte do todos os acontecimentos durante o projeto, tenham sido eles bons ou ruins, sempre nos orientando a qual caminho deveríamos tomar para obter êxito em tal quesito. Contamos também com o apoio de outros Professores, amigos, familiares e funcionários da PUCPR que sempre nos deram um apoio e incentivo para continuar sempre disposto a atingir os nossos objetivos. O trabalho em grupo foi se suma importância, pois para avançarmos em uma etapa, fazia-se necessário a conclusão de outra etapa, que muitas vezes eram desempenhadas por somente um membro do grupo, gerando assim um senso de responsabilidade e comprometimento maior para com o assunto que estava tratando. O projeto serviu para vermos os vários conceitos passados em sala de aula na prática, pois o conceito passa apenas uma noção básica sobre o assunto, já na prática é outra coisa, deve-se tomar cuidado com isso e aquilo, tem que pensar na interferência que um pode ocasionar no outro, entre outras situações mais que devem sempre ser levadas em conta, onde que muitas vezes nem pensávamos que era assim. Ficamos imensamente felizes em termos feito esse trabalho e esperamos pelo próximo que ainda estão por vir.

AUTORES:
– Renan Nepomuceno Pinto
– Gustavo Stein
– Marianna Freitas

CONTATO:
– renannp1@hotmail.com
– grstein@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Projeto_MagLock_Final.pdf

IMAGENS: