Info-Parking

Este projeto descreve um sistema capaz de informar o estado das vagas de um estacionamento de dimensão qualquer. O mapeamento das vagas é feito por sensores infravermelhor e a comunicação entre as vagas é por meio de radio frequência.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O Projeto
        Para o projeto foi construída uma maquete de um estacionamento com 12 vagas. Em cada vaga foi instalado um sensor, e então foram conectados a seus respectivos microcontroladores para que fosse possível coletar as informações.
        Existe um microprocessador central que é responsável por controlar as transmissões RF e de enviar informações para o módulo ligado ao computador. Este microprocessador mapeia 9 vagas que estão ligadas a ele diretamente e mais 3 vagas por meio da comunicação via rádio.
        Mais dois microcontroladores estão presentes no projeto, um faz o mapeamento de apenas uma vaga e o outro faz o mapeamento de duas vagas. Ambos enviam o dado do sensor mapeado, quando é feita uma solicitação pelo microprocessador central, e após isso é enviado para a mesmo.
        O módulo que é ligado ao computador recebe informações via RF do módulo central e envia para o computador através da comunicação serial. No computador há um software que fica gerenciando as informações e atualizando as vagas exibidas no monitor.

MATERIAIS:
4x Capacitores de 1uF;
1x CI MAX232;
1x Conector Serial DB9;
4x Diodos 1n4007;
3x Microprocessador 89S51;
3x Cristal Oscilador de 24MHZ;
3x Capacitor de 10uF;
6x Capacitores de 33pF;
7x Resistores de 1K;
4x Resistor de 330;
3x Resistor de 8K2;
4x Módulos receptores e emissores de RF;

CONCLUSÃO:
Durante o desenvolvimento do projeto, tivemos a oportunidade de colocar em pratica grande parte do conhecimento adquirido ao decorrer do curso, e ainda entrar em contato com dispositivos que nunca aviamos trabalhado. Aprendemos como trabalhar com sensores infravermelhos e com transmissores e receptores RF, o que pode nos ser útil enquanto profissionais de engenharia.
        O projeto decorreu de forma tranquila, recebemos o incentivo e as informações necessárias que combinadas com o empenho e o interesse de todos os membros da equipe, resultaram em um projeto completo em todas as etapas propostas inicialmente.

AUTORES:
– Leonardo Alves Ferreira
– Marcelo Júnior Cossetin

CONTATO:
– marcelojuniorcossetin@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Documentação

IMAGENS: