Elevador

Elevador utilizando motor DC e sensores IR para controle de andares

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O Elevador é composto por um motor DC de 12V para movimento da cabine, sensores infravermelhos (IR) para detecção da presença do mesmo em um andar. Possui a característica de aceleração para sair do andar, e desaleração na chegada do andar escolhido. A maquete apresenta três andares.
Possui sistema de abertura de portas automático e lógica de controle de andares. Além disso apresenta sistema de detecção de incêndio com alarme e um sistema de segurança que leva o usuário ao andar mais próximo e trava o funcionamento do elevador.
Apresenta de detecção de presença nas portas e um mecanismo de ventilação interna, que é acionado quando o elevador está em movimento.

MATERIAIS:
Madeira, para confecção da maquete;
Estrutura de carro de impressora;
Motor DC 12V com redução 5:1;
Acrílico para construção da cabine e da proteção do módulo de alimentação;
2 Trafos 12V;
Arduino.

CONCLUSÃO:
Com o termino deste projeto, que teve duração aproximada de cinco meses, podemos dizer que nossas metas propostas no inicio deste projeto foram cumpridas com sucesso.

O diferencial do projeto está na utilização do motor DC. Visando buscar uma semelhança do nosso protótipo com os elevadores comerciais, que utilizam motores AC para controle de andares e sensores de presença nas portas, este projeto seguiu essa mesma característica, utilizando o conhecimento de eletrônica, software, física, sistemas digitais, entre outros, que os integrantes do grupo adquiriram no curso engenharia da computação até o presente momento.

AUTORES:
– Rodrigo Braga
– Tiago Dambrós
– Vinícius Zanetti

CONTATO:
– vinicius.zanetti@pucpr.br
– dambros.tiago@gmail.com

IMAGENS: