Auto Damas

O projeto Auto Damas propõe o desenvolvimento de um braço controlado por 3 Servo Motores e um Eletro – Ímã instalado na extremidade do braço.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Projeto desenvolvido para avaliação do Professor Afonso Miguel da disciplina de Resolução de Problemas em Engenharia (RPE). Avaliação corresponde a nota do 2° semestre de 2010. O jogo de Damas, por muitas vezes, é uma diversão nos momentos de lazer do brasileiro e geralmente é jogado entre amigos, com partidas amistosas e até campeonatos onde se podem encontrar jogadores de grande nível. O projeto Auto Damas consiste em um braço que funciona com 3 servo motores comuns, o qual tem um elétro-ímã na sua extremidade capacitando o braço de movimentar as peças do tabuleiro, tornando o jogo um pouco mais interessante. A idéia não é a de utilizar esse projeto para uma eventual substituição dos métodos tradicionais e sim trazer um modo diferente de jogar o tradicional jodo de Damas. Para esse projeto, foram elaborados um braço, que funciona pelo movimento obtido de 3 servo motores, um tabuleiro padrão para qualquer jogo de Damas, as peças são metálicas para que o elétro-ímã faça a captura das mesmas e o software que controla os movimentos do braço. Este pode ser um projeto inovador que irá trazer diversão e entretenimento para todas as idades onde não é necessário ser um especialista Damas, basta ter vontade e juntar a turma para começar a diversão.

MATERIAIS:
* Fio de cobre esmaltado; * Tubo sold. Com 37,5cm; * Madeira; * 2 caixas de Interruptor; * Toróide Ferrite; * Cola quente; * Fios; * Placa fenolite 10×15; * 1 Controladora Arduino; * 4 diodo; * 4 transistor; * 4 borne; * 8 resistor; * Madeira; * 3 Servo Motor torque 9kg/cm³; * 2 Resistor de 1K ; * Ferro de solda; * Madeira; * Furadeira com broca de 1mm.

CONCLUSÃO:
Projeto concluído e apresentado em 16/11/2010. Durante a apresentação tivemos um problema com o elétro-ímã. Ao alimenta-lo com uma fonte de PC ocorreu um superaquecimento e o elétro-ímã parou de funcionar.

AUTORES:
– Fabiano Burakoski Ribeiro Elia
– Marcus Vinicius Roecker Petri

CONTATO:
– fabianoelias.eng@gmail.com
– marcus.petri@gmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Documentação

IMAGENS: