Tempcontrol

O Projeto consiste em monitorar a temperatura ambiente a partir de um sensor de temperatura, informando ao usuário a temperatura atual em graus celsius em display e leds. Caso a temperatura ultrapasse o limite, é acionado o sistema de refrigeração.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O projeto em si é fazer o funcionamento de um termômetro digital que monitora o ambiente, com a utilização de componentes eletrônicos, como o sensor de temperatura LM35, dispostos em uma placa de circuito impresso, cuja temperatura será observada em um display bcd, em graus Celsius. Leds inseridos na placa indicarão mudanças de temperatura, caso a temperatura esteja menor que 40º Celsius, um led verde ficará acesso indicando que o ambiente está dentro da temperatura permitida, se maior acenderá um led vermelho acionando juntamente um cooler para o resfriamento do circuito e ambiente.
Esse é um projeto que seria útil, por exemplo, para empresas que mantém servidores com mainframes ou muitos computadores ligados por um longo periodo, onde é necessária a manutenção da temperatura ambiente para o correto funcionamento do equipamento.

MATERIAIS:
Circuito 1 – Controle de Temperatura

1 Resistor de 100 Ω;
16 Resistores de 330 Ω;
1 Resistor de 1 kΩ;
1 Sensor de Temperatura LM35;
2 Capacitores de 33 nF;
1 Capacitor de 100 nF;
1 LED Vermelho;
1 LED Verde;
1 Microcontrolador PIC 16F876A;
1 Microcontrolador PIC 89S52;
2 Circuitos Integrados Decodificadores 4511;
1 Circuito Integrado Inversor 40106;
2 Displays BCD Catodo Comum;
2 Push Buttons;
Fonte de Alimentação 5V; 

Circuito 2 – Acionador do Cooler

1 Transistor TIP142;
Diodo N4007;
Cooler 12V / 0,15A;
Fonte de Alimentação 12V;

CONCLUSÃO:
DE PORTE TÉCNICO

Com a realização do projeto Tempcontrol, concluiu-se que a parte técnica obteve consideráveis problemas, como a parte de programação dos microcontroladores, que não funcionaram como esperávamos. Apesar destes problemas, todos os componentes estão funcionando corretamente, possibilitando a conclusão de forma satisfatória do projeto.
DE PORTE ACADÊMICO
Com os progressos que se obteve na construção deste projeto, concluiu-se que muito se aprendeu em relação à montagem de circuitos eletrônicos já que o mesmo foi inteiramente projetado pelos membros da equipe, também com relação à programação de microprocessadores, pois o mesmo é extremamente importante para as áreas de atuação no mercado de trabalho.
Adicionado aos conhecimentos já adquiridos no curso, conseguiu-se, com muito esforço e paciência, concluí-lo.

AUTORES:
– Eduardo Cidral Mickosz
– Luiz Felipe Blum
– Marcio Taveira Wielganczuk
– Rodrigo Vianna da Conceição

CONTATO:
– rvianna@globo.com

IMAGENS: