Speed Control

O projeto Speed Control mede a velocidade e o tempo de um objeto e a exibe nos respectivos displays bcd 7 segmentos, se a velocidade estiver acima do limite permitido, um alçapão será aberto.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Com base nas matérias abordadas no PA de Microprocessadores II neste período (6°) do curso de Engenharia de Computação da PUC-PR, o grupo optou por desenvolver este projeto, o qual tem o objetivo de que um objeto ao passar pelos dois sensores de infravermelho seja calculada a sua velocidade.

O sensor de infravermelho ao ter seu feixe cortado, o microcontrolador 8051 irá calcular a sua velocidade e passará essas informações para outro microcontrolador, o PIC16F876A que por sua vez irá controlar um motor caso a velocidade seja muito alta, fazendo com que o objeto caia dentro de uma espécie de alçapão.

MATERIAIS:
PIC 12F675;
PIC 16F876A;
ATMEL 89S52;
2 motores DC;
2 transistors TIP 122 (para acionamento dos motores dc);
2 LM 7805;
4 CD4511;
1 transistor BC548;
2 Led’s Foto-Emissor TIL 32;
2 Led’s Foto-Transistor TIL 78;
4 Displays bcd 7 segmentos catodo comum;
1 Buzzer;
1 porta lógica OR (74LS32);
2 cristais osciladores de 12 MHz;
1 led verde;
1 led vermelho;
2 leds azuis;
3 resistores de 1K Ohms;
2 resistores de 4,7 K Ohms;
34 resistores 330 Ohms;
2 resistores de 100 Ohms;
Capacitor de 47nF;
Capacitor 100nF;
Placas de fenolite;
Cabos (rede/flat);
Madeira (maquete);
Plástico(maquete);
Tinta (maquete);
Fontes de Alimentação.

CONCLUSÃO:
Através da construção do projeto Speed Control pudemos aplicar os conceitos abordados durante as aulas com muito mais enfoque. Foi fortemente sentido a diferença entre se projetar algo num papel e depois construí-lo na realidade, devido aos diversos problemas que ocorrem aleatoriamente, não só na área da disciplina mas também em “áreas gerais”,  como por exemplo a parte de desenvolver os mecanismos da maquete para o controle dos motores. Durante o desenvolvimento do projeto a equipe sentiu dificuldades nos seguintes aspectos:
Problemas com o servo motor – Após um longo período de falhas tentando fazer com que o motor servo atende-se as condições impostas pelo projeto, foi decido pela utilização de motores DC, os quais foram facilmente controlados através do chaveamento com transistors Darlington;
Houve também problemas com a sensibilidade dos sensores, mecanismo para o alçapão da pista, porém estes foram de menor gravidade e puderam ser solucionados mais rapidamente. Com  isso conseguiu-se atender todo o escopo do projeto que o grupo propôs no início do semestre.
Fora a parte acadêmica, também aprendemos com o desenvolvimento do Speed Control a organizar melhor o tempo, planejar as atividades a serem realizadas e a desenvolver um melhor trabalho em equipe.

AUTORES:
– Felipe Queirolo Buch
– Gregory Moro Puppi Wanderley

CONTATO:
– felipe_buch@hotmail.com
– gregorympw@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Documentação do Projeto

IMAGENS: