Smart Cooler

O Projeto Smart Cooler consiste em um sistema inteligente de resfriamento, que calcula de acordo com a temperatura a intensidade do ventilador (cooler) e envia para o PC.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O projeto foi desenvolvido por alunos do 6º periodo do curso de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Parana, e propõe criar um cooler inteligente. Conforme a temperatura ambiente, ele aciona o cooler com maior ou menor intensidade. O microcontrolador lê o valor vindo de um sensor de temperatura analogico, e de acordo com a temperatura, calcula a intensidade com que o motor do cooler deve ser acionado, em seguida envia o valor da temperatura e intensidade do cooler para o PC.

MATERIAIS:
PIC 16F877A
Sensor de temperatura LM35
BC357
Cooler Intel 12V
Fonte de alimetação 12V e 5V
Diodos
Resistores
Ferro de solda
Placa de circuito impresso

CONCLUSÃO:
O trabalho teve como objetivo criar um sistema inteligente de resfriamento, que faz a leitura da temperatura ambiente através de um sensor analógico de temperatura, e de acordo com a temperatura regula um cooler de resfriamento. O trabalho foi uma junção de muitas matérias que vimos durante o curso e pudemos por em pratica junto. Como por exemplo a comunicação de um sistema embarcado com um software alto nível em C#.
Usamos a programação alto novel para o software do PC que recebe os dados via comunicação serial. Programação baixo nível para o PIC que recebe os dados dos sensores e aciona o cooler via PWM. O sistema de resfriamento que usa transistor e um diodo para fazer o chamamento do cooler.
Como sempre os projetos integrados tem servido para pormos em prática todo o conhecimento adquirido até aqui no curso. Nos deparamos com situações em que tivemos que pesquisar componentes e decidir qual seria melhor usar. Isso engrandeceu muito nosso conhecimento.

AUTORES:
– Angelo André Lima
– Daniel Vosnika
– Eduardo Colares
– Eduardo Froes da Motta Budant

CONTATO:
– eduardofmotta@gmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Documentação

IMAGENS: