Safv – Sistema Anti Furto Veicular

Sistema Anti Furto para veículos que funciona com ultra-som, utiliza um cartão RFID como chave e faz uma ligação telefônica via celular.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
A idéia surgiu no intuito de abranger três tópicos que a equipe julgou no desenvolvimento do projeto ser mais importantes. O primeiro seria o fácil desenvolvimento, o segundo a abrangência de varias disciplinas do curso (Sistemas digitais, Circuitos Elétricos, Física, TAP – Técnicas Avançadas de Programação), o qual nos dá a possibilidade de aprendizagem em várias áreas e o terceiro tópico seria do projeto ter uma grande utilidade e uma grande capacidade de comercialização.
Pois para esse último tópico os dados a seguir mostram que os roubos de carros estão cada vez mais frequêntes, segundo o site do escritor e Jornalista Fábio Campana, entre 1º de janeiro e 31 de março de 2009 foram roubados dois mil e quarenta e sete (2.047) carros em Curitiba. A média é de 23,9 carros por dia. Com tantos roubos assim o mercado de alarmes tende a ser mais procurado pelas pessoas para proteção de seus carros, e com isso a tecnologia nesse setor tende a acompanhar tais crescimentos.
Hoje no mercado poucos alarmes disponibilizam uma proteção bem confiável e quando disponibilizam seus preços soão muito autos e seguros ficam cada vez mais caros, nesse intuito de fazer um produto confiável e ao mesmo tempo viável criamos o SAFV – Sistema Antifurto Veícular.
O SAFV é composto de um chave (ou cartão) que abre a trava elétrica apenas com a aproximação do indivíduo, alarme que monitora a parte interna do veículo e envia uma mensagem de alerta ao celular do proprietário caso aja violação.
Então são 3 módulos ligados entre si:
Módulo Alarme – funciona como uma central, interligando os demais módulos. O ultrasom fica emitindo ondas ultrasonicas a uma frequência constante, caso haja uma variação, ou seja uma violação no automóvel, o alrme dispara e envia um alerta no celular do proprietário. Caso ele não seja violado, só será desativado através do módulo chave.
Módulo Chave – é constituido de uma chip com uma codificação única, que ao ser aproximado da porta do carro automaticamente é destravada, para esse tipo de sistema foi usado um sistema de radiofrequência RFID (radio frequency identification – identificação por radiofrequência).
Módulo Celular – com a violação do módulo alarme, será mandado um sinal de alerta a um celular, que terá seu número pré programado no sistema.
Abaixo o funcionamento quando a pessoa tranca e destranca seu automóvel:
1) Acionar o sistema:

Pessoa sai do automóvel

Aproxima a chave da porta

Sistema ativado
Fig. 1 – acionamento do sistema
i. Pessoa sai do automóvel;
ii. Aproxima a chave da tranca da porta;
iii. A partir desse momento a trava elétrica e o alarme são ativados.
2) Desativar o sistema:

Aproxima a chave da porta

Se a chave for aceita, o sistema desarma

Sistema desativado
Fig. 2 – desativando o sistema
i. Aproxima-se a chave do leitor;
ii. O leitor receberá o código da chave;
iii. Se a chave for aceita, o módulo desarma o alarme e a trava elétrica;
iv. Caso contrário aguarda nova chave aproximar-se do leitor.
Abaixo o funcionamento quando o sistema é violado:

Fig. 3 – violação do sistema
i. Violação do sistema;
ii. Acionamento da Sirene;
iii. Recebimento da mensagem de alerta;
Abaixo como ficaria a instalação do SAFV em um carro, com as três funções principais:

Fig. 4 – Instalação do sistema

MATERIAIS:
Sensor ultra-som (emissor e receptor)

Kit RFID

Kit trava elétrica comum para carro

Bateria 9v

Conectores

Potenciômetros

Leds

CI 555

CI LM324N

Relés de 12V

Diodos

Transistor BC548

Capacitores

Resistores

Cabo para celular

Telefone celular

CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que é possível desenvolver um projeto diferente e confiável, que pode gerar uma boa proteção para veículos. A idéia inicial, de desenvolver um projeto com três módulos interligados entre si foi executada com sucesso, sendo que cada função de cada sistema, no início apresentada, foram concretizadas no projeto. O projeto ajudou quanto ao aprendizado dos programas de aprendizagem envolvidos e trouxe mais conhecimentos aos integrantes.

AUTORES:
– Eduardo Sachwek Fontanetti
– Leandro Claudino
– Roan Saturnino Marques

CONTATO:
– fontanetti@gmail.com
– roansmarques@gmail.com

IMAGENS: