Safe House

Safe House é uma casa inteligente que possui varal automático, recolhido ao menor resquício de chuva ou sinal de invasão e janelas com fechamento automático para os mesmos fins.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Projeto integrado do curso de Engenharia de Computação tem como intuito iniciar o desenvolvimento de projetos, desde a documentação completa, organogramas, cronogramas, apresentações e a conclusão do projeto nas mais corretas formas. Capacitando o aluno a gerenciar um projeto para quando entrar no mercado de trabalho não ter tantas dificuldades em realizar qualquer tipo do mesmo.
O grupo formado para o desenvolvimento do Projeto Integrado do quinto período do curso no ano de 2010 é formado pelos seguintes integrantes: Bruno Benevenuto, Gregory Luan Rodrigues Silva, Rafael Antonio Grosko e Tiago Bucior.
A idéia inicial do projeto era de uma janela que dependendo da luminosidade iria fechar ou abrir, algo neste sentido, ligado as automações residenciais. Com o passar do tempo fomos aprimorando esta idéia, pesquisando e dialogando sobre as possíveis alternativas neste sentido. Depois de muitas idéias chegamos a uma decisão, a qual o projeto seria uma casa com sensores de chuva e de alarme monitorando as janelas.
A partir disto fizemos um levantamento de como seria a nossa casa e então levamos esta idéia inicial ao professor Afonso Ferreira Miguel, a idéia foi aprovada pelo professor que então aprimorou o projeto dando suas idéias em o que fazer e o que deixar de fazer.
Com a idéia do projeto já decidido, o projeto passou a ser chamado de “Safe House”.

MATERIAIS:
Ao decorrer do projeto, o grupo utilizou-se de alguns equipamentos para auxiliar na criação do projeto em si. Foram esses: osciloscópio, multímetro, fonte de alimentação, protoboard, prensa, ferro de solda, picstart, mesa-digital, computador e notebook. Estes equipamentos foram essenciais para desenvolver e concluir nosso projeto.

CONCLUSÃO:
Conforme o desenvolvimento do projeto passamos a associar com a prática vários conceitos passados em sala de aula, pois o conceito passa apenas uma noção básica sobre o assunto, já na prática podemos confirmar o conhecimento adquirido com a teoria do mesmo. Na prática o que às vezes parece ser simples nem sempre é, tivemos que tomar muito cuidado com tudo, com as possíveis interferências durante a realização de qualquer etapa, enfim tomar cuidado e aprender com a prática algo que antes nem imaginássemos que fosse de certo jeito.
Durante todo o projeto contamos com a ajuda direta do Professor Afonso Ferreira Miguel, que nos apoiou, nos incentivou e principalmente nos ajudou durante esses seis meses de desenvolvimento. O Professor sempre esteve a parte de todos os acontecimentos durante o projeto, tenham sido eles bons ou ruins, sempre nos orientando a qual decisão mais viável deveríamos tomar para obter êxito em certa etapa e em conseqüência na conclusão do projeto. 
O trabalho em grupo foi de suma importância, pois quando montamos o grupo e dividimos as tarefas sabíamos que em certos momentos para avançarmos dependeríamos da responsabilidade de cada membro do grupo com as tarefas, já que para realizar outra etapa dependíamos de algumas etapas precedentes. Ficamos muito felizes e honrados pela conclusão do projeto com êxito.

AUTORES:
– Tiago Bucior
– Bruno Benevenuto
– Gregory Luan Rodrigues Silva
– Rafael Antonio Grosko

CONTATO:
– tiagobucior@hotmail.com
– benevenuto4x4@gmail.com

IMAGENS: