Relógio Para Cegos

O projeto desenvolvido durante o Curso de Engenharia da Computação se resume em um relógio digital que possui a capacidade de informar as horas pela a observação e através do áudio transmitindo a informação digito a digito ao apertar um botão..

VÍDEO:

CONTEÚDO:
PROJETO – RELÓGIO PARA CEGOS
O projeto é composto por cinco unidades físicas (hardware), todas interligadas dependentes uma das outras, sendo que cada unidade desempenha uma função específica. As unidades são:
·                   Placa da Memória;
·                   Módulo Altera;
·                   Módulo Conversor – DAC;
·                   Filtro;
·                   Alto-Falante.
Abaixo se encontra a especificação para cada uma.
 
Figura 15 – Diagrama de Blocos
Módulo Altera
            O Módulo altera é o principal componente do projeto, devido a sua alta flexibilidade de programação e customização de periféricos.
A programação é complexa e é feita através de componentes lógicos tais como portas AND, OR, FLIP-FLOPS, e etc.. de forma a montar circuitos que desenvolvam a função de contadores, divisores de freqüência e etc.. Observando cada etapa realizada, podemos constatar que hora a programação é feita de forma síncrona e hora de forma assíncrona, dependendo da função a ser realizada.
Toda a parte programável foi desenvolvida no software Quartus II, AHDL.
O módulo do altera é ligado no display de sete segmentos e também a memória. Os dados que devem ser transmitidos na caixa de som são dependentes do valor que está sendo mostrado no display. Depois são passados para o conversor, depois pelo o filtro, e depois para o alto-falante.
Módulo Conversor – DAC
Quando o som é gravado na memória seu modelo é de binário, porém para o alto-falante transmite os sons através de vibrações das bobinas, sendo que essas vibrações só podem ser transmitidas através de ondas analógicas, por isso é necessário um conversor que transforme o sinal binário gravado na memória em sinal analógico.
O conversor utilizado foi disponibilizado pela PUC, pois é um material já existente nos laboratórios.
Filtro
Com a transformação do sinal digital em sinal analógico, um ruído é gerado. Para que possa ser transmitido o som com clareza, o sinal analógico deve passar por um filtro, onde diminui o ruído na transmissão.
Placa da memória – 29c040
Este circuito possui as informações de áudio a serem reproduzidos quando desejado. O circuito é ligado no altera e quando o altera manda o sinal para ser emitido o áudio, este acessa a posição na memória que representa o numero a ser descrito e então o som e transmitido.
O áudio foi gravado na memória através do programa cooledit, foram gravados os números de zero a nove e também os sons de hora e minuto. As configurações do som são: mono, freqüência de 8khz, tempo de reprodução de 1 segundo (para cada som) e 8bits.
Caixa de Som
A caixa de som foi construída a partir de uma bobina enrolada com um imã de neodímio no centro, a circulação de corrente na bobina faz com que o prato vibre, reproduzindo o áudio desejado.

MATERIAIS:
Filtro:

Capacitor 1 µA;
Resistor:

1 KΩ;
100 Ω;

Alto-Falante:

Fio de Cobre 18 AWG;
Imã de Neodimio 10mm de diametro;
Prato de Plastico;
Caixa de Madeira 50X50 (mm);

Relógio:

KIT ALTERA;
Display 7-seg;
Memória 29C040;

Conversor Digital – Analógico:

Amplificador Operacional 741;
DAC 0808;

CONCLUSÃO:
Inicialmente tivemos que analisar qual seria a melhor maneira para montarmos o relógio, pois estávamos com duvida em como seria feita a ligação de tantos periféricos no altera, uma vez que ele não possuía um numero de saídas necessárias para que todos os componentes fossem conectados. Para que esse problema fosse solucionado o professor Afonso indicou o uso de um multiplexador, fazendo assim possível a utilização de todos os periféricos sem que houvesse problema.
O grupo adquiriu um vasto conhecimento na área de magnetismo (construção do alto falante), na utilização e manuseio da memória e construção do relógio bem como sua forma de ajuste. Vale ressaltar que o grupo obteve conhecimento na área de edição e gravação do som, pois se fez necessário conhecimento nesta área para salvar o som na memória.
A criação do cronograma foi essencial para que o grupo obtivesse êxito, sempre procurando manter as etapas em dia, apesar de vários problemas no decorrer do projeto, o grupo conseguiu atingir o objetivo e concluir o projeto a tempo.
Inicialmente não tínhamos conhecimento nenhum sobre como deveria ser desenvolvido o projeto, porem com a ajuda de materiais de apoio disponibilizado pelos  professores Gil Jess, e Afonso Miguel, conseguimos dar os primeiros passos, e conforme a evolução do projeto fomos nos esclarecendo cada vez mais quanto ao desenvolvimento de um projeto.

AUTORES:
– Guilherme Reinert
– Jorge Henrique Werneck Gomes
– Laura Wobeto
– Leonardo Alves Ferreira
– Marcelo Júnior Cossetin

CONTATO:
– laura_wobeto@hotmail.com
– pinguim_style@hotmail.com

IMAGENS: