Projeto Magleve

Este projeto é baseado no Projeto Maglev alemão, cuja tecnologia utiliza os princípios magnéticos.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
O Projeto Mageleve consiste em um trem que se movimenta, utilizando elementos do magnetismo e eletromagnetismo, em um trilho feito de ímãs permanentes. Os ímãs fixos no trilho serão responsáveis pela levitação do trem e as bobinas localizadas na parte superior da estrutura serão responsáveis pela movimentação do trem. Foi utilizado um circuito de controle das bobinas e um programa do ALTERA QUARTUS usado para controlar o tempo de envio dos sinais as bobinas.

MATERIAIS:
Fenolite;
Fios para conexão;
Multímetros Digitais;
Alumínio para dissipador;
Madeira;
Bateria de Carro 12v;
Isopor;
Cobre AWG18;
Neodímio;
Barras de ferro;
Imãs em barra;
Osciloscópio;
Computador;
Kit Altera;

CONCLUSÃO:
Assim, após a conclusão do projeto, chegou a conclusões que através dos conhecimentos práticos ou teóricos adquiridos das disciplinas de física, sistemas digitais, circuitos elétricos e resoluções de problemas em engenharia, pode-se desenvolver e implementar um projeto integrado. Além de agregar conhecimentos novos na resolução rápida e prática de problemas que podem ocorrer em um sistema ou máquina.
     Atendemos aos critérios exigidos para construção do maglev, passamos por vários problemas de estrutura e dificuldades de estabilidade do conjunto. Buscou-se todas as informações teóricas possíveis e necessárias para um bom resultado no termino do mesmo. A fase mais difícil do projeto foi na fase de testes, pois problemas complicados apareceram, que forçaram uma analise e preocupação rápida para resolução do mesmo.
     O projeto tornou-se importante porque apresentou de forma positiva falhas e erros, o que consequentemente exigiu dos integrantes da equipe uma abordagem ampla e cuidadosa do caso. Buscando soluções aplicáveis ao problema em livros, páginas virtuais e consultas a profissionais acadêmicos da área.

AUTORES:
– Carlos Alexandre Gouvêa
– Edson Leonardo dos Santos
– Rafael Veiga de Moraes
– Rodrigo Abel de Bona

CONTATO:
– edson_l@hotmail.com
– carlos2005ale@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
magleve_documentacao.pdf

IMAGENS: