Projeto Da Vinci

Monitoramento de luminosidade em ambientes

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Este projeto teve como objetivo aprender a manipular um sistema embarcado, o qual é muito útil no dias atuais, o nosso sistema tem como proposta verificar a intensidade luminosa de um ambiente qualquer. Muito útil para o controle de estufas no crescimento de plantas, pois havendo uma grande intensidade de luz elas podem morrer ou tendo um nível muito baixo elas podem não crescer perfeitamente.

Para tal adquirimos o Kit FriendlyARM mini2440, o qual possui um display touch screen controlado por um processador ARM9 com Linux embarcado.

 A obtenção da intensidade luminosa é dada através de um foto sensor LDR, o qual capta a intensidade de luz e manda o sinal para a entrada AD do Kit e este exibe na tela uma mensagem dizendo como esta a intensidade de luz no ambiente e também aciona os seguntes LEDs:

• Muita Luz –  Acende o LED vermelho e aciona o buzzer

• Ambiente Normal – Acende o LED Verde

• Pouca Luz – Acende o LED amarelo

• Nenhuma Luz – Acende o LED vermelho e aciona o buzzer

MATERIAIS:
Kit FriendlyArm
Sensor LDR
Resistores
LEDs

CONCLUSÃO:
O processo desenvolvimento do projeto ocorreu com conforme o esperado, porem com um pequeno atraso em relação ao cronograma esperado.

 Um dos primeiros problemas foi conseguir compilar uma API em Linux para o kit de ARM, nesse procedimento foi perdido cerca de um mês, comprometendo assim o desenvolvimento de outras funções.

 Devido não obtermos sucesso em gerar o executável para o kit, partimos para o desenvolvimento do programa por linhas de comando.

 Outra dificuldade foi re-compilar o kernel do Linux para habilitar GPIO para podermos ter acesso aos ports de entrada e saída.

 Apos conseguirmos re-compilar o kernel, obtivemos sucesso para finalizar o processo, com o kernel re-compilado tivemos acesso a todos os recursos do kit, como o conversor AD, o qual passamos para a parte de programação que não tivemos problemas, pois foi feito em linguagem C.

AUTORES:
– Jhony K. Pontes
– Marcelo Glauser
– Geovane Vinicius Ferreira

CONTATO:
– geovanevinicius@hotmail.com
– jhonykaesemodel@gmail.com

IMAGENS: