Projeto Auto Car

Este projeto tem como finalidade a automação de algumas funcionalidades de um carro.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
Projeto de Microprocessadores do curso de Engenharia de Computação tem como intuito iniciar o desenvolvimento de projetos, desde a documentação completa, organogramas, cronogramas, apresentações e a conclusão do projeto nas mais corretas formas, além do trabalho com microprocessadores 8051 em sistemas embarcados. Capacitando o aluno a gerenciar um projeto para quando entrar no mercado de trabalho não ter tantas dificuldades em realizar qualquer tipo do mesmo.
O grupo formado para o desenvolvimento do Projeto de Microprocessadores do quinto período do curso de Engenharia de Computação é formado pelos seguintes integrantes: Anderson Gerez e César Mendes Chrusciel.
A idéia do projeto surgiu depois de muitos diálogos entre o grupo, entre algumas delas estavam: caixa que controlava os remédios de pacientes, teclado com tela LCD e muitas outras idéias, mas uma delas foi aceita com mais entusiasmo pelo grupo, que foi a idéia do Auto Car, um sistema que controla todas as funções do carro, sendo um sistema que de automação do carro e ao mesmo tempo um sistema anti-furto.
 
A partir desse dia o projeto passou a se chamar “Auto Car”.

MATERIAIS:
Microprocessador ATMEL 89S52;
Teclado Matricial;
LDC 16×2;
Sirene;
Rádio CD Player;
Travas Elétricas de Carro;
Centralinas;
Motores de Vidros Elétricos;
Chave I/O;
Motor DC para representação de uma Bomba Injetora de Combustível;
Lâmpadas.

CONCLUSÃO:
Com a finalização deste projeto, que durou cerca de cinco meses, podemos dizer com convicção que conseguimos atender todas as metas levantadas no início do mesmo.
Apesar dos problemas que tivemos no início do projeto em decidir que tipo de projeto faríamos, no final acabou dando certo e optamos por igual em fazer algo que tem um valor no mercado.
 
Não tivemos muitos problemas no desenvolvimento do projeto, somente foram queimados alguns 8051, porém, tendo em vista de outros projetos que já fizemos, esse já apresentamos uma maturidade maior na escolha do projeto tanto na escolha de material, montagem de PCI e demais.
 
Um dos problemas que mais preocupou o grupo foi agora na última semana, onde que faltando apenas 5 dias para a apresentação do projeto, tivemos um programa no software, no qual tendo como objetivo uma otimização do software, perdemos alguns dados e gravamos no 8051. Fixado no computador de bordo esse não executava as funções que lhe eram informadas, porém, fizemos um debug no programa e encontramos o erro, corrigindo-o.
 
O “Auto Car” se destaca por ser um projeto acadêmico que é inspirado nos sistemas de alarmes existentes, porém com a tecnologia que vai crescendo e com as mudanças nos padrões atuais, esse mesmo projeto acadêmico pode ter várias melhorias e competir de igual a igual com sistemas de alto nível, pois a idéia basicamente é a mesma, tem-se um computador de bordo que controla todas as funcionalidades do sistema.
 
Esse projeto serviu de grande valia no sentido de ser trabalhar com um sistema embarcado que possui um microprocessador operando as informações e também com a linguagem de programação Assembler que “dá vida” ao microprocessador, interpretando as informações e codificando-as.

AUTORES:
– Anderson Gerez
– César Mendes Chrusciel

CONTATO:
– andersonoishi@hotmail.com
– cesarmc27@hotmail.com

IMAGENS: