Porta Eletromagnética

Este projeto consiste na implementação de um circuito que faz o controle de abertura de uma porta que possui uma fechadura eletromagnética.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
É dado o nome de controle de acesso para qualquer sistema que individualiza pessoas. Em sistemas mais modernos os equipamentos podem reconhecer as características físicas das pessoas (sistemas biométricos), tais como a geometria das mãos, da impressão digital, da íris, da face, etc. O sistema de controle de acesso é um dispositivo que há tempos vem sendo muito importante na sociedade, através dele a segurança em determinados locais pode ser aumentada significativamente. O dispositivo utilizado neste projeto para receber os dados de identificação dos usuários será o teclado, que atualmente é o instrumento mais utilizado no controle de acessos. No caso específico desse sistema, o controle será usado para segurança.

MATERIAIS:
Teclado

 
O teclado realiza um papel fundamental no funcionamento do sistema, uma vez que a interação com os usuários é realizada através dele.
A figura 3 apresenta a configuração interna do teclado, sendo ele de quatro linhas por três colunas. Quando uma tecla é pressionada, a linha e a coluna adjacentes à tecla são curto-circuitadas, dessa maneira pode-se identificar qual tecla foi pressionada.

Além das dez teclas numéricas (de zero a nove), o teclado possui também as teclas ‘*’ e ‘#’.
 

Microcontrolador 8051

 
O microcontrolador 8051 centraliza todas as ações realizadas no sistema, uma vez que todos os dispositivos estão conectados a ele. Dessa maneira, faz-se necessário um comando do 8051 para que determinada tarefa seja concretizada. Para isso, foi desenvolvido um código fonte que engloba todas as possibilidades previstas para o funcionamento do sistema.

CONCLUSÃO:
O presente projeto contribuiu para o enriquecimento intelectual dos integrantes através do estudo de referências e técnicas utilizadas no campo de microprocessadores, polarização de transistor como chave utilizado no circuito que energiza a bobina e abrindo a porta. Esse projeto pode ser utilizado em vários ambientes onde se deseja restrição de acesso pode ser feito de forma bastante simples, sendo necessário: a aquisição de fechaduras eletromagnéticas e confecção de cópias do circuito impresso.

AUTORES:
– Marcelo Fernandes Rocha Filho
– Valquire da Silva de Jesus
– Wanderley Gonçalves Barbosa

CONTATO:
– eriuqlav@hotmail.com
– walkire@gmail.com

IMAGENS: