Robô Explorador

O projeto consiste em um robô com duas rodas controladas por Motores de Passo para seguir uma trajetória especificada no software desenvolvido da linguagem Delphi

CONTEÚDO:
As principais disciplinas envolvidas nos projetos integrados são Física ( mais precisamente Física III ), Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais.
A junção destas disciplinas na parte prática faz com que os alunos obtenham um maior entendimento da parte teórica e muitas vezes é uma forma de animar os alunos, pois assim conseguem enxergar melhor o que realmente significa tudo o que estudam dentro da Sala de Aula.
Usamos dois motores de passo de 24V e 90ohns embutidos numa caixa Patola, placas de circuito impresso e transistores para amplificar o sinal enviado da porta paralela (Endereço 0x378). Usamos os conhecimentos adquiridos nas disciplina do curso para trabalhar com a paralela e manipular os motores.

MATERIAIS:
8 Resistores de 470 Ώ;
8 Transistores TIP122 ou equivalente;
8 Dissipadores para os TIP122;
8 Diodos de uso geral 1N4007 ou 1N4004;
1 Caixa Patola;
2 Motores de passo;
Fios de Cabo de Rede;
1 Conector Macho DB25;
1 Fonte de 24V;
2 Placas de fenolite.

CONCLUSÃO:
A realização deste projeto integrado possibilitou a junção do estudo teórico com a prática. O principal aprendizado é usar os conhecimentos estudados aplicando-os corretamente na prática.Muitas foram as dificuldades para o desenvolvimento do projeto, mas com elas vieram muito aprendizado.
O fato de vivenciar os problemas com os componentes, sistemas, aparelhos não estudados ou o desconhecimento do funcionamento dos mesmos pelos integrantes da equipe, fez com que houvesse muita conversa para que esses obstáculos fossem vencidos.
Mas todas estas dificuldades nos fizeram crescer e aprimorar nossos conhecimentos, aprendemos variadas formas de se fazer uma placa e que também nem tudo que dá certo na teoria funciona perfeitamente na prática, temos a plena certeza que projetos futuros terão mais tecnologia aplicada e serão implementados utilizando melhor o tempo proposto para tal.
Com a conclusão do projeto ficamos animados para a produção de futuros projetos, pois com a execução de projetos deste estilo há um aumento considerável de conhecimento em cada área aplicada, há uma integração maior entre os membros da equipe, entre alunos de outros cursos, funcionários e o corpo docente da faculdade.
Agradecimentos aos professores Gil e Afonso pelo conhecimento que nos passaram e toda ajuda para a elaboração do projeto.

AUTORES:
– Renan Souza Iralla
– Francesco Jacomel
– Fabio Andrei Salles

CONTATO:
– zeroskull@bol.com.br
– francesco.jacomel@gmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Robo_Explorador.pdf

IMAGENS: