Projeto Wos

Consiste na construção de um automodelo, ou seja, um tipo de modelo em escala reduzida controlado por controle remoto de um carro, cujo funcionamento é através de equivalentes eletrônicos/mecânicos dos componentes de um carro comum.

CONTEÚDO:
Desenvolvimento
O projeto teve início quando dois grupos da sala de aula decidiram fazer um projeto em que pudessem competir, chegaram à conclusão de que iriam fazer uma corrida de carros. Quando a equipe adversária desistiu do projeto, já havíamos começado o protótipo do carro e foi tomada a decisão de não desistir nem de mudar o projeto, simplesmente terminá-lo.

Inicialmente o projeto iria fazer uso de um controle por rádio. Após pesquisa e procura de módulos RF, a idéia foi cancelada por falta de componentes. O controlador foi então replanejado para um controle de videogame. No protótipo os pneus eram de borracha, essa idéia também foi replanejada pois os mesmos não tinham aderência suficiente. A idéia de um eixo central também foi cancelada pois iria adicionar complexidade desnecessária e que poderia ser simplificada.
Funcionamento do Projeto
O projeto é constituído de um carrinho cujos motores elétricos são dirigidos por um circuito controlador que é ligado à um controle de videogame.

A lógica do diagrama do controlador é complementada pelo diagrama do motor. Quando o controle tem um dos seus botões pressionados, este fecha um curto e induz a porta lógica a realizar a operação desejada. Para virar para um lado, a alimentação do motor do lado é cortada e apenas o motor do lado oposto passa a funcionar. A ré funciona com a mudança do sentido do giro do motor.

MATERIAIS:
Quantidade Utilizada

Unidade

Descrição

10

Un.

Transistor BC 548

6

Un.

Resistor 1k

4

Un.

JQC-3FB

1

Un.

Regulador de tensão 7805T

4

Un.

Resistor 220

1

Un.

Bateria 12V 1.3A

2

Un.

Motor DC

1

Un.

7404

1

Un.

7400

CONCLUSÃO:
Durante o desenvolvimento do projeto, fizemos uso da parte de pesquisa e testes para aprender coisas novas. Devido à essa fase inicial de planejamento intensivo, foi obtida uma maior facilidade ao longo do desenvolvimento. Mesmo assim, dificuldades apareceram e foram superadas. Porém uma dificuldade superior, falta de recursos e material, levou à falha em atingir o principal objetivo do projeto, que era o uso de módulos RF para a comunicação por rádio. Mesmo assim não desistimos da idéia central e o projeto foi concluído de maneira alternativa. Aprendemos que até mesmo o mais simples dos projetos apresenta grandes obstáculos, transponíveis atravéz de esforço e dedicação.

AUTORES:
– Julio Cesar de Paula
– Claudio Luiz Balestrin
– Daniel Cavalcanti Jeronymo
– João Victor Ell
– Yuri Cassio Campbell Borges

CONTATO:
– juliocdep@hotmail.com
– clbwos@yahoo.com.br

DOCUMENTAÇÃO:
legacy.afonsomiguel…pdf

IMAGENS: