Data Over Laser

O Projeto Data Over Laser consiste em dois transceivers que se comunicam através de um feixe de laser, assim conectando dois computadores através da porta serial (RS232).

CONTEÚDO:
Neste semestre, foi proposta a realização de um projeto que integraria quatro matérias, Física III, Sistemas Digitais I, Circuitos elétricos I e Técnicas avançadas de programação. Ele consistiria na construção de algo que agrupasse todas as matérias.
Porém nos focamos nas matérias de maior compreensão e de maior interesse no momento já que não foi possível acompanhar as quatro matérias integralmente. Fizemos o projeto focalizado em Física III e em Sistemas Digitais I já que foi as matérias que tivemos maiores acompanhamentos nesse projeto.
O principal objetivo foi aprender com este projeto, obter um material feito por você do qual você consiga construir através dos conhecimentos obtidos em sala, aumentando ainda mais o interesse pelo curso.
Para que isto acontecesse tivemos que fazer várias pesquisas na internet em relação à foto-transistores e a lasers diodo. Também contamos com ajuda dos professores para a escolha do foto transistor.
Transceiver é baseado no CI MAX232 para gerar e receber sinais compatíveis com RS-232. O sensor de recebimento é foto transistor (OP505A). Escolhemos um foto transistor para minimizar a interferência da luz ambiente. A onda do laser é compatível (~670nm) com a onda que o foto transistor recebe (550nm to 1050nm) segundo o datasheet. Quando o sinal chega no foto transistor ele passa por um par Schmitt trigger para limpar o sinal saindo ele passa pelo MAX232N que converte o sinal para o formato RS-232. O driver do laser consiste no CI 74LS05 open-collector hex inverter. Os dois diodos 1N4001 diodos, em serie com o laser, abaixam a voltagem de +5VDC para aproximadamente 3.6VDC que é a voltagem nominal do laser.

MATERIAIS:
1 Placa de Fonolite 10×10;
2 Resistores 1K ohms;
2 CI MAX232N;
2 CI 74LS05;
2 CI 74LS14;
2 Foto transitor OP505A;
2 Canetas a laser de metal;
4 Diodos 1N4001;
10 Capacitores de cerâmica 0.1uF;
2 Portas serial;
2 Baterias de 9V;
2 Switch;
2 Caixinhas;

CONCLUSÃO:
Sendo o tempo muito curto e faltando muita base teórica para terminar, finalmente conseguimos concluir o prazo desse projeto. Conseguimos aprender varias coisas, mas a principal delas foi a de que temos que aprender muito sozinho, que tem varias coisas não vamos conseguir aprender na faculdade somente indo para as aulas.
Com a demora em ter uma boa base teórica demoramos a começar, e esse projeto nos consumiu um tempo precioso na época mais corrida do semestre, o final do mesmo.
Como o grupo possuía somente dois integrantes a realização foi total de ambos já que não era possível dividir as tarefas.
Mesmo com tudo isso, agora tendo terminado e visto o resultado nos sentimos satisfeitos de ter projetado algo mais complexo mostrando o resultado de nossos estudos.

AUTORES:
– Gustavo Gomes
– Robson Pugsley

CONTATO:
– gustavo.gomes@siemens.com
– rpugsley@gmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Data_Over_Laser.pdf

IMAGENS: