Automatic House

Tem como propósito implementar uma residência onde o acionamento de toda a iluminação fosse via controle remoto e que a mesma possuísse um sistema de segurança

CONTEÚDO:
Foi montada uma maquete dividida como uma casa com 4 cômodos e garagem; em cada peça foi colocada uma lâmpada “pingo” de 5W, representando a iluminação do ambiente. Cada lâmpada é ligada em um rele, sendo este acionado por conexão sem fio. Ao acionar no software a opção “Viagem” é iniciado o sistema de segurança que através de um contador e uma memória realiza o acendimento seqüencial das lâmpadas da residência, que cessa em determinado horário. Com este sistema tentamos dar a impressão de movimento no interior da residência , evitando assim que um elemento mal intencionado note a ausência dos proprietários.
O circuito do Emissor/Receptor foi retirado do site http://www.rogercom.com, bem como o software para controle do mesmo. Algumas modificações foram realizadas no software, em sua maioria de aparência para melhor adequação ao projeto.

MATERIAIS:
Para a construção da estrutura da Maquete foram utilizados os seguintes materiais:
* Chapas de Madeira
* Chapas de pvc
* Cola Quente
* Silicone
* Garafas de refrigerante
 
Para o circuito:
* Reles, leds,
* Capacitores eletrolíticos e cerâmicos
* Resistores diversos,
* Transistor BC548,
* Diodos
* Memória 29C020
* Buffer Ls244
* MC 145026 e MC 145027 (decoders)
* RT4 e RR3 (Emissor e Receptor)
* Uma inversora 7404
* Placas de Fenolite,
* Fonte 12/5V.
* LM 555 (Clock)

CONCLUSÃO:
Foram comprovadas e utilizadas diversas teorias estudadas em diversas disciplinas ao longo dos semestres como por exemplo a interferência eletromagnética nos circuitos,.
Apesar de não termos completado todos os objetivos propostos em nosso pré-projeto, que seria controlar não só o sistema da iluminação mas também de abertura de portões, portas janelas etc., todo o processo de construção do projeto foi de grande valia. Tivemos grandes perdas de tempo e gasto financeiro desnecessário, causados por uma falta de uma maior organização por parte do grupo. Mesmo assim consideramos que o resultado final foi muito satisfatório para a equipe, pois conseguimos tirar proveito de todas as etapas.

AUTORES:
– Henrique Ferazza
– Jocemir Augusto Bornholdt
– Rosemerie Mesquita

CONTATO:
– hferazza@gmail.com
– jocemir@yahoo.com.br

DOCUMENTAÇÃO:
AUTOMATIC_HOUSE.pdf

IMAGENS: