Smart Vision

Este projeto foi desenvolvido com o intuito de ajudar as pessoas portadoras de dificuldades visuais. Através de um scanner de computador modificado, pode-se ampliar texto e imagens de documentos em tempo real, com a ajuda de um software.

CONTEÚDO:
A idéia do projeto surgiu através do Prof. Gil, pois o grupo nao estava tendo idéias. Este projeto iria ajudar um aluno do curso de Engenharia da Computação da PUCPR, que possui uma visão limitada e necessita ampliar vários documentos com um scanner, o que torna o processo demorado. Com a Webcam, o processo se torna instantâneo, facilitando assim a vida do colega.

O software, desenvolvido em C++, envia dados para controle dos motores de passo, capturando assim diferentes áreas do documento. Já o recebimento de imagens foi feito através de um programa em JAVA, que já aumenta a mesma automaticamente.

MATERIAIS:
Placas de Fenolite
8 Diodos 1N 4004
1 Diodo Zener
2 Capacitores 1000 m F /25 V
1 Regulador de Tensão 7805
1 Regulador de Tensão 7812
4 Resistores 2,2 k W – ½ W
1 Transformador de Voltagem 110/220V para 12V com corrente de 800mA
1 CI ULN 2003
2 Motores de Passo de quatro bobinas de 12V e 7.5º
1 Conector DB25 Macho
1 Webcam
1 Scanner UMAX

CONCLUSÃO:
Neste projeto implementamos um scanner em tempo real, que se move tanto no eixo X como também no Y, para isto utilizamos dois motores de passos, que são movimentados pela porta paralela do computador. Utilizamos também uma webcam que é usada pela porta USB, e utiliza um software programado a partir de uma API do JAVA.

AUTORES:
– Breno Xavier Cerci
– Cézar Augusto Gonçalves Barboz
– Diogo Harger
– Gustavo Bohn
– Marcos Campana

CONTATO:
– brecerci@hotmail.com
– cezarbarboza@hotmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
200.pdf

IMAGENS: