Roda Gigante

Construção de uma miniatura de uma Roda Gigante, que realizará seu movimento através do uso de um motor de passo em conjunto com uma correia, sendo este motor controlado via porta paralela de um PC.

CONTEÚDO:
A primeira etapa realizada foi a construção da maquete, que foi muito demorada, considerando que teve-se um enorme cuidado para fazer os aros da roda o mais perfeito possível, e após isso, ligando-os entre si e ao eixo utilizando palitos de churrasco. Depois o apoio e a base da roda foram feitos, assim como o eixo, que foi feito em um torno mecânico, assim restando apenas fixá-lo, o que foi feito apenas mais tarde, pois havia dúvida ainda sobre a maneira que iríamos utilizar o motor (saber se ele seria fixo ao eixo ou apenas iria utilizar uma correia).
Com o final dessa etapa de montagem da maquete, começamos a montar o circuito que seria utilizado para controlar o motor de passo, assim como começou a pesquisa sobre o funcionamento da porta paralela e a análise das possibilidades para a implementação do programa que iria controlar o projeto (C++, Delphi ou Assembler). Embora a implementação parecesse muito simples em Assembler, o fato de que sistemas operacionais mais novos (como Windows XP e vários outros) não deixam fazer acesso direto a porta paralela, essa opção ficou reservada apenas para último caso. Como, por sorte, foi encontrado um driver para acesso a porta paralela chamado TVicLPT, com rotinas prontas que facilitaram muito o processo de implementação e sendo compatível com Delphi, em conjunto com o fato de ser mais simples montar uma interface gráfica em Delphi, a linguagem C++ foi descartada.
 
Após um término de uma versão beta do programa, e com o circuito de controle do motor terminado, foi possível fazer alguns testes para melhor otimização e eliminação de bugs do programa. Logo depois, foi montada uma fonte com duas saídas, uma de 5 Volts e outra de 12 Volts (para alimentar o circuito de controle e o motor de passo, respectivamente, mas que no fim, a fonte de 5 Volts praticamente não foi utilizada, tendo em vista que o CI suporta até 12 Volts em sua alimentação). Algum tempo depois foi finalizada a parte de interface com a porta paralela, assim finalmente podendo testá-la em conjunto com o já completo circuito de controle e o motor de passo. Embora o programa tenha demonstrado falhas na transmissão de bits nessa ocasião, mais tarde foi constatado que foi um problema do foto-acoplador utilizado para proteger a porta paralela, que tinha uma de suas saídas com defeito.
 
Com o término da parte de circuitos e programação, restou apenas ajustar a correia entre o motor e o eixo da roda (a escolha da correia foi feita baseada no fato de que não seria necessário fazer uma caixa de redução para diminuir a velocidade do motor), fazer as gôndolas (que por problemas não ficaram prontos a tempo), também foi constatado que deveria ter sido utilizada uma correia dentada fixa no eixo, mas por problemas financeiros tivemos que utilizar uma correia lisa, assim fazendo com que o projeto tivesse a falha de que a correia escapa do eixo do motor com o tempo de uso.

MATERIAIS:
-Madeira (estrutura);
-Motor de Passo (12Vcc, 5 fios);
-Correia lisa;
-CI ULN2003 (circuito de controle);
-Cabo de extensão para a porta paralela;
-Diodo Zenner;
-Fontes (12Vcc e 5Vcc);
-Solda, fios, etc.

CONCLUSÃO:
Descobrimos a grande dificuldade que é planejar e implementar um projeto, pois somente com os conhecimentos já adquiridos em sala de aula, não seria possível terminá-lo, tendo sido necessário uma grande pesquisa (em especial na parte de comunicação com a porta paralela). Também foi verificado que este projeto foi um excelente exercício de nossos conhecimentos, tendo em vista que é nossa primeira experiência acadêmica utilizando as áreas de hardware e software juntas, e descobrindo como elas se correspondem, assim como soluções para problemas inesperados nessas áreas ao longo do processo. Também aprendemos como manipular toda a parafernália para a confecção da parte de maquetaria do projeto.

AUTORES:
– Giovanni Alex Singer Guchtain
– Kelly Trevisan Penno
– Rodrigo Costa Dutra

CONTATO:
– barraca.de@gmail.com
– lillypenno@gmail.com

DOCUMENTAÇÃO:
Rg.pdf

IMAGENS: