Speedmeter

Em nosso protótipo vamos simular os movimentos retilíneos uniformes (MRU) e movimentos retilíneos uniformemente variados (MRUV) através de um corpo em movimento (carro) tracionado por um motor DC sobre uma pista construída sobre uma estrutura.

VÍDEO:

CONTEÚDO:
1. Abstract
 
Simulate the uniform rectilinear motion and the uniformly variable rectilinear motion with a body in motion (a car).

To simulate these two laws in a maquette, we built a 2 meters (6.56 feet) track with fixed points (where the sensors are placed). The information got by the sensors is send to a computer and it is used to make charts like distance vs. time, acceleration vs. time, velocity vs. time.

2. Resumo
Em nosso protótipo vamos simular os movimentos retilíneos uniformes (MRU) e movimentos retilíneos uniformemente variados (MRUV) através de um corpo em movimento (carro) tracionado por um motor DC sobre uma pista construída sobre uma estrutura de madeira, onde esta e todos os componentes eletrônicos que fazem parte do protótipo estão sistematizados. Um software orientado a objetos gerenciara todas as operações do protótipo em ambiente gráfico e amigável desenvolvido em C++. O softwarer terá como principal função gerar gráficos e gerenciamento dos sistemas de movimentação do objeto controlando a velocidade e a aceleração. Os movimentos MRU e MRUV são partes da mecânica que esta dividida em três partes: Estática, Cinemática e Dinâmica. Neste projeto a Cinemática é a mais importante, pois ela descreve como se movem os objetos. Para este estudo são utilizadas duas grandezas básicas : comprimento cuja unidade é o metro(m) e o tempo cuja unidade é o segundo (s) do SI ( Sistema Internacional de Medidas). No mundo, tudo está em movimento, até ele está em movimento, pois a Terra tem um movimento de rotação em torno de seu eixo , a Terra tem um movimento orbital em torno do Sol , este tem um movimento orbital em relação ao centro da Via-Láctea e esta tem um deslocamento em relação a outras galáxias. Mas o estudo do movimento depende sempre do referencial adotado, e este será a pista a qual possui sensores para detectar a passagem do objeto. Os sensores detecta a diferença de iluminação sobre ele causado pela passagem do objeto, após o sensor passa este dado para um sistema de circuitos que contara o tempo e tendo as distancias conhecidas podemos desenvolver as outras variáveis como a velocidade e aceleração. Como isso temos como descrever os movimentos MRU e MRUV.

3. Objetivos Simular os movimentos retilíneos uniformes (MRU) e movimentos retilíneos uniformemente variados (MRUV) através de um corpo em movimento (carro), que percorrerá um pista sobre trilhos. O carrinho será controlado pelo microcomputador, com comunicação serial, o software controlara a velocidade do carrinho bem como a leitura dos sensores e fazer o carrinho voltar para a posição inicial do movimento. O software gerará gráficos tanto para o movimento retilíneo uniforme quanto para o movimento retilíneo uniformemente variado. Os valores do tempo serão obtidos através da passagem do carrinho sobre os sensores colocados nas pista, os sensores mandaram o sinal para os PC ( ver apêndice ), que interpretará este sinal e mandara para o computador.

MATERIAIS:
null

CONCLUSÃO:
A integração dos conceitos adquiridos junto aos professores se reflete neste projeto. Podemos observar que a partir de um problema encontrado no meio acadêmico, podemos propor soluções, que utilizando computadores, circuitos, meios físicos, para resolvê-lo.

Contudo observamos que os pic demoram entorno de 300 mili segundos para passar a resposta para o computador, este problema atrapalho pois o que queríamos era o tempo e se o tempo não é o tempo real não podíamos afirmar que os resultados irão precisos. Porem nos próximos períodos vamos estudar micro processadores que nos ofereceram tempos reais.

AUTORES:
– Adriano de Miranda
– Mayco Scheffer

DOCUMENTAÇÃO:
SPEEDMETER.pdf

IMAGENS: