Smart House

O objetivo do projeto, no caso a Smart House, é controlar a distância qualquer tipo de dispositivo de sua casa ou escritório, de modo a facilitar ao máximo a vida do proprietário, além de trazer grandes benefícios em determinadas situações.

CONTEÚDO:
O projeto funciona através de um telefone fixo ou celular. Um celular com auto-atendimento está acoplado ao projeto para que quando a pessoa aperte um botão ( por exemplo “2” ), é enviado um sinal DTMF que é recebido pelo DTMF Decoder que decodifica o sinal tranformando em binário, este sinal é mandado para a placa da porta paralela que tem função de enviar e receber sinais ao circuito. Um programa identifica o número digitado no teclado ativando a placa dos relês que liga ou desliga alguns dispositivos como o alarme, portao, luzes, ar condicionado, etc. Além disso temos uma Fonte ( saída 5v e 12v ), e as respectivas placas que controlam o alarme e o portão.
Basicamente o projeto é constituído por esses componentes que em conjunto realizam todo o trabalho. Outros dispositivos podem ser adicionados sem que a idéia principal do projeto seja alterada.
O primeiro passo foi construir o “Coração” do projeto que é a placa do DTMF Decoder que decodifica os tons de DTMF transmitidos pelo botão do celular e envia para a porta paralela do computador, depois foi feita uma placa especialmente para a paralela visto que foi necessário utiliza-lá em dois circuitos, tanto o circuito do DTMF Decoder quanto o circuito dos Relês que controlam os dispositivos da casa que utilizam a paralela. Essas três placas formam a parte principal do projeto, complementado com o software desenvolvido para interpretar os sinais que chegam na paralela e enviar sinais pela paralela para a placa dos Relês controlarem o acionamento dos dispositivos da casa.
Foi construída uma placa especial para a alimentação visto que foram utilizados 5v e 12v no circuito, e depois as placas que controlam o alarme e o portão. E finalmente o acabamento, uma maquete de uma casa com os dispositivos devidamente instalados para mostrar o funcionamento do projeto.

MATERIAIS:
– 4 Relês;

– 5 Transistores Tip 31;

– 4 Foto-acopladores;

– 21 Resistores de diferentes valores;

– 8 Diodos;

– 8 Leds;

– 1 CI 74LS00;

– 1 CI 74LS04;

– 2 CI 74LS08;

– 2 CI 74LS32;

– 1 CI M8870 (datasheet disponível em http://www.clare.com);

– 1 CI 74LS573;

– 1 Conector para a paralela DB 25;

– 1 Switch ON / OFF;

– 1 Pino de alimentação;

– 2 Conectores Jack ( macho e fêmea );

– 1 Capacitor 1 uF;

– 2 Capacitores 0,1 uF;

– 1 Capacitor 0,01 uF;

– 1 Cristal 3,579545 Mhz;

– 1 Cooler;

– 1 Motor DC;

– 1 Sensor.

CONCLUSÃO:
Tendo em vista que o objetivo técnico do projeto era criar um sistema eletrônico capaz de controlar diversos dispositivos existentes em uma casa ou escritório, e após um árduo trabalho o projeto foi concluído com sucesso, ou seja, o objetivo traçado no início foi cumprido em todos os sentidos, pois as placas foram criadas, os circuitos projetados e finalmente a casa montada.
E por fim a casa pode ser controlada a distância por um telefone qualquer, funcionando perfeitamente, logo a luzes puderam ser acesas e apagadas, o portão aberto e fechado, o alarme ativado e destivado e por fim o suposto ar condicionado ligado e desligado.
Com tudo isso, chegou-se ao fim do semestre e o propósito inicial foi alcançado, ou seja, o conhecimento que foi oferecido aos alunos durante as aulas e com a relização do projeto, foi quase na sua totalidade absorvido de forma a preparar todos os envolvidos para um próximo passo dentro do programa de aprendizado do curso.
Porém nada disso seria possível sem a ajuda dos professores e todas as pessoas que colaboraram para que este projeto pudesse ser realizado, dando atenção especial a ajuda do Joney do sétimo período do curso de Arquitetura, que colaborou com a maquete da casa.

AUTORES:
– Alexandre Trentini Nunes da Si
– Cézar Augusto Gonçalves Barboz
– Filipe Alexandre Nasato
– Gustavo Cheminn Madruga
– João Victor Gonçalves
– Thiago Petraglia

CONTATO:
– alexandre_tns@hotmail.com
– cezarbarboza@terra.com.br

DOCUMENTAÇÃO:
SH.pdf

IMAGENS: