Pelestroika

Como objetivo principal temos a transmissão dos batimentos, captados com eletrodos, através de Rádio Freqüência, atuando como os equipamentos utilizados no exame ECG (Eletrocardiograma), mas sem o uso de cabos para transmissão.

CONTEÚDO:
1. Abstract
Integrated project developed for students of the course of the Engineering of Computation, 4th period (1st semester of 2004) of the Pontifical University Catholic of the Paraná. The Pelestroika Project is interdisciplinar project that it involves you discipline them of Physics IV, Structures of Data, Digital Systems II and Electric Circuits II.
2. Resumo
Projeto Integrado desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia de Computação, 4º período (1º semestre de 2004) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O Projeto Pelestroika é um projeto interdisciplinar que envolve as disciplinas de Física IV, Estruturas de Dados, Sistemas Digitais II e Circuitos Elétricos II.
3. Objetivos
Como objetivo principal temos a transmissão dos batimentos, captados com eletrodos, através de Rádio Freqüência, atuando como os equipamentos utilizados no exame ECG (Eletrocardiograma), mas sem o uso de cabos para transmissão.

MATERIAIS:
null

CONCLUSÃO:
O projeto teve papel fundamental no aprendizado dos alunos, tivemos a oportunidade de conhecer novos componente eletrônicos, como funciona o tipo de tecnologia empregada, aperfeiçoamos os conhecimentos eletrônicos, físicos, digitais e na área de programação que todos estão desenvolvendo ao longo do curso de Engenharia de Computação.
Os resultados obtidos por nós foi especial, para nós e para muitos que nos ajudaram, pois sem muita experiência em eletrônica e programação, apenas conhecendo os fenômenos físicos, implementamos um projeto de difícil acesso, já que, não se acha informações sobre tais equipamentos e o mercado neste aspecto é muito fechado. Aprendemos a se atualizar constantemente nas novas tecnologias desenvolvidas, a procurar uma solução imediata para nosso problema a aplicar tudo que aprendemos durante o curso em nosso projeto como física, cálculo, química, mecânica, circuitos entre outros. O Desempenho de nosso projeto ainda não é 90%, no entanto não terminaremos de imediato, até então estamos com a PLK v0.35.
Durante a execução do projeto praticamente sempre estávamos com dúvidas, as quais geralmente conseguíamos resolve-las com o auxílio de professores da área e profissionais, dentre os quais destacam-se os Professores (as) Afonso, Gil, Belmiro, Percy, Viviana, James estes estavam sempre dispostos a resolver nossas dúvidas os quais os agradecemos e muito também agradecemos a todos aqueles se dispuseram a nos ajudar como amigos, colegas, aos funcionários da PUCPR, ao Laboratório de engenharia de Computação o qual nos forneceu uma série de equipamentos para a implementação do nosso projeto.
Quanto ao grupo PLK – Pelestroika, tempo era difícil, pois todos trabalham, mas desde que iniciamos o curso apesar das discussões sempre fomos unidos, dividimos o projeto com o aval de todos, com a característica de cada e com a facilidade, tivemos vários imprevistos, um bastante marcante para nós não apenas pelo projeto e sim pela saúde de um grande amigo, dentre as dificuldades tentamos de qualquer maneira suprir tal necessidade, nos dispusemos a lhe ajudar de qualquer maneira mas estávamos todos atarefados, com a faculdade mas o importante é que não desistimos apesar tudo temos convicção que nosso esforço não foi em vão, pois hoje temos nosso projeto funcionando de tal maneira que no inicio achávamos possível mas se daria certo era um incógnita. Mesmo se reunindo apenas nos finais de semana era estressante pois todos estávamos apreensíveis quanto ao projeto e quanto a faculdade. Os resultados obtidos por nós foi de certa forma excelente, pois muitos nem acreditam que mesmo com pouco conhecimento adquirido durante os dois primeiros anos de faculdade seja possível tal implementação como projeto inicial. Mesmo ao pedir auxílio a professores e profissionais da área era perceptível o espanto pelo projeto, por diversas vezes foram nos oferecidos estágios na própria PUCPR nas áreas de pesquisa na área.

AUTORES:
– Fernando Habitzreuter
– João Gabriel Ribeiro
– João Pedro Antunes Fontes
– Mauricio Mendez Ribeiro
– Rafael Carlece Serrato
– Thaís Tucunduva Perim

DOCUMENTAÇÃO:
Pelestroika.pdf

IMAGENS: