Escavadora

O projeto consiste basicamente em uma miniatura de escavadora com três articulações movidas por motores de corrente contínua através de um software, o qual enviaria os comandos aos circuitos controladores através de porta paralela.

CONTEÚDO:
1. Abstract

The digger machine was developed aiming to apply knowledges from Physics, Digital Systems, Programming Advanced Techniques and Eletrical Circuits of Computer Engineering course at Pontifical Catholic University of Paraná.

This project consists, basically, to be a miniature of a three-articulation digger, moved by DC eletrical motors, via a computer software. The communication between the miniature and the computer is estabilished through parallel port.
 
 
2. Resumo
 
O projeto integrado escavadora foi criado com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Física III, Sistemas Digitais I, Técnicas Avançadas de Programação e Circuitos Elétricos I, do curso de engenharia de computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
O projeto consiste basicamente em uma miniatura de escavadora com três articulações movidas por motores de corrente contínua através de um software, o qual enviaria os comandos aos circuitos controladores através de porta paralela.
 
 
3. Objetivos
O projeto integrado escavadora foi criado com o objetivo geral de substituir as aulas em laboratório de Física III, por um trabalho que visasse o aprendizado do conteúdo de forma prática, incentivando a pesquisa e o trabalho em grupo, além da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Física III, Sistemas Digitais I, Técnicas Avançadas de Programação e Circuitos Elétricos I.
Quanto ao aspecto técnico, o projeto desenvolvido deveria ser responsável pelo controle de algum tipo de movimento por meio de uma interface criada com esse objetivo.
O projeto foi dividido em cinco partes ficando à cada integrante da equipe a responsabilidade por cada uma delas. A divisão, com o nome dos participantes está a seguir:
· Anderson Trindade Venturini – Desenvolvimento da eletrônica
· Barbara Martinazzo – Desenvolvimento da maquete
· Bruno de Souza – Manutenção do site do projeto
· Guilherme Spyra Gubert – Montagem da documentação
· Gustavo von Dentz – Desenvolvimento do software

MATERIAIS:
null

CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que a realização de um projeto deste porte possibilita o aprendizado de inúmeros conteúdos que não são ensinados nas aulas teóricas, e que são muito importantes, como a necessidade de pesquisa para a realização do projeto pois apenas com os conteúdos aprendidos, fica impossível de construir um projeto com as características desejadas, além da importância de se trabalhar em equipe e de fazer um planejamento do que será realizado, para evitar surpresar mais tarde como a falta de tempo.
Após finalizar o projeto aprendeu-se algumas lições como iniciar o projeto mais cedo, pois deixar para mais tarde pode ocasionar falta de tempo para realiza-lo. Também é importante ressaltar que houve a percepção de que para um projeto com a finalidade deste, é mais conveniente criar algo que não necessite de tanto desgaste para a criação da estrutura física, pois se não fosse por isso, a escavadora poderia ser concluída com antecedência e poderia-se dar atenção à algumas idéias para melhorar a escavadora, que tiveram que ser desprezadas por falta de tempo.
Percebe-se também que através deste projeto o conhecimento foi melhor assimilado e de forma mais interessante que em sala de aula, mas necessita de um tempo de dedicação muito grande. Além disso, aprendeu-se características técnicas sobre os materiais utilizados como vantagens e restrições às suas utilizações.
É conveniente deixar algumas observações: poderia haver mais suporte por parte dos professores, disponibilizando mais tempo para a assistência, principalmente na parte da programação. Também seria necessária, uma ajuda maior de pessoas especializadas para dar ajuda no desenvolvimento da estrutura física, pois o conhecimento dos alunos de engenharia de computação nesse aspecto é muito pequeno.
Apesar dos inconvenientes, a criação da escavadora trouxe mais benefícios do que prejuízos, sendo que a idéia poderia ser ampliada, para ser realizada mais vezes, e inclusive para outros cursos.

AUTORES:
– Anderson Trindade Venturini
– Barbara Martinazzo
– Bruno de Souza
– Guilherme Spyra Gubert
– Gustavo von Dentz

DOCUMENTAÇÃO:
PROJETO ESCAVADORA.pdf

IMAGENS: