Bluetooth

O mesmo consiste de sistema em qual um portão doméstico pode ser controlado remotamente utilizando um telefone celular conectado através de um computador que utiliza as portas de Bluetooth e paralela.

CONTEÚDO:
A idéia do projeto surgiu da necessidade de integração de aparelhos eletrônicos, visto que, com a rápida inovação tecnológica, surgem todos os dias novos gadgets.
O estabelecimento de um padrão de comunicação entre os mesmos é essencial para desenvolvimento de softwares práticos, capazes de facilitar a vida do cidadão.
O projeto consiste em controlar remotamente um portão de uma casa. Foi construída uma maquete para a implementação do mesmo, sendo que um motor de passo foi utilizado para movimentar o portão. O mesmo recebe o sinal vindo de um computador, através da porta paralela. A tecnologia sem-fio está presente no adaptador bluetooth ligado ao computador, responsável por interpretar os sinais vindos do celular. As funções básicas são: abrir e fechar.

MATERIAIS:
Placas de Fenolite
8 Diodos 1N 4004

1 Diodo Zener 12v 0.5w
2 Capacitores 1000 mF /25 V

1 Regulador de Tensão 7805
1 Regulador de Tensão 7812

4 Resistor 2,2 k W – ½ W
1 Transformador de Voltagem 110/220V para 12V com corrente de 800mA.
1 CI ULN 2003
1 motor de passo de quatro bobinas de 12 V e 7.5º
1 Conector DB25 macho
1 Adaptador USB / Bluetooth

CONCLUSÃO:
Neste projeto demonstramos a grandes praticidade da tecnologia bluetooth. Esta se encontra implantada nos últimos celulares lançados no país, ela poderá ser utilizada para controlar diversos dispositivos eletrônicos, sendo que demonstramos apenas uma destas possibilidades. Notamos que apesar desta nova tecnologia não podemos deixar de lado outras tecnologias da eletrônica como os CIs, motores de passo e outros componentes.

AUTORES:
– Breno Cerci
– Diogo Harger
– Gustavo Bohn
– Gustavo Driessen
– Luiz Rocha
– Marcos Campana

CONTATO:
– brecerci@hotmail.com
– diogo@ngw.com.br

DOCUMENTAÇÃO:
BT.pdf

IMAGENS: