Robonito

Pretendemos fazer um robô batizado de robonito que ande para todos os lados, frente e trás, e através de uma bobina eletromagnética atire um objeto metálico.

CONTEÚDO:
1. Resumo
Trabalho apresentado como requisito parcial às disciplinas de Física, Sistemas Digitais, Estruturas de Dados e Circuitos Elétricos do Curso de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Alunos integrantes da equipe cursando o quarto período.
2. Objetivos
Pretendemos fazer um robô batizado de robonito que ande para todos os lados, frente e trás, e através de uma bobina eletromagnética atire um objeto metálico.

A locomoção do robonito será ou através de rodas ou através de esteiras (como tanques militares) sendo que, no caso de serem rodas, cada roda terá seu próprio motor de passo, e no caso de serem esteiras, cada esteira terá 2 motores de passo.

A parte do canhão terá outros dois motores de passo, um para fazê-lo girar e outro para fazê-lo apontar para cima e para baixo, também haverá uma mira laser que será ligada e desligada através do computador, indicando aonde o projétil acertara.

Usaremos um contador digital para contagem regressiva ou para contagem do numero de tiros feito pelo robonito.

MATERIAIS:
null

CONCLUSÃO:
O projeto foi de grande importância para o melhor aprendizado e principalmente para a aplicação de conhecimentos adquiridos na sala de aula, dentro das quatro matérias, mesclando conhecimentos e engenhando soluções, proporcionando um desenvolvimento prático de cada componente da equipe.
O conhecimento em eletrônica digital utilizando microcontrolador, comunicação com o PC, através da porta serial, e outras ferramentas foi aperfeiçoado.
E por mais simples que o projeto possa parecer, ele é um tanto quanto complicado, pois não é tudo que funciona como se espera da primeira vez. Assim, muitos conceitos novos são adquiridos, facilitando e ajudando nas soluções de nossos problemas.

AUTORES:
– Alvaro Nogueira
– Egon Orlando de Camargo
– Jeferson Caldeira
– Juarez D. H. Jr
– Rafael S. de Macedo
– Rhenyo A. M. Bastos

DOCUMENTAÇÃO:
Robonito.pdf