Aranha

O projeto consiste na montagem de uma aranha, movida por três servo motores realizando movimentos para frente, para trás e para os lados. Os seus movimentos são controlados pela porta serial (RS232).

CONTEÚDO:
Abstract
Interdisciplinar work presented on the disciplines : Physics III,Advanced Programming Technics, Electric Circuits I and Digital Systems I.

The project consists on the assembling of a spider, moved by three servo motors. The spider moves forwards,backwards, and from side to side. Its movements are controlled by the serial (RS232).

The control board uses a microcontroller PIC 12F629 to control the servo motors and a Max-232 to send and receive data through the serial and codify them.

The module used to perform the project was M-1.
For further information: http://projetoaranha.nakel.brturbo.com
Resumo
Trabalho interdisciplinar apresentado às disciplinas de: Física III, Técnicas Avançadas de Programação, Circuitos Elétricos I e Sistemas Digitais I.
O projeto consiste na montagem de uma aranha, movida por três servo motores realizando movimentos para frente, para trás e para os lados. Os seus movimentos são controlados pela porta serial (RS232).
A placa de controle utiliza o microcontrolador PIC 12F629 para controlar os servo motores e um Max-232 para enviar e receber dados pela serial e codificá-los. O módulo utilizado para a confecção foi o M-1.
Para mais informações sobre o projeto: http://projetoaranha.nakel.brturbo.com
Objetivos

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de por em prática toda a teoria vista ao longo do semestre nas disciplinas já citadas acima e, ainda, o desenvolvimento de outras habilidades, como por exemplo: trabalho em equipe e a busca por novos conhecimentos de forma espontânea.

MATERIAIS:
null

CONCLUSÃO:
Com este projeto pudemos perceber como é difícil a construção de um protótipo à partir do zero. Esse projeto nos mostrou como a teoria vista em sala pode, muitas vezes, não ser exatamente o que nós encontramos na prática.
Também verificamos que existem inúmeras variáveis que devem ser levadas em consideração na hora da elaboração, como por exemplo: a corrente da fonte, a tensão da fonte, o material com o qual as peças são fabricadas, o tamanho das peças e muitas outras.

AUTORES:
– Diego Guérios Meyer
– Fabrizio Cantoni
– Fernando Ferreira Akel

DOCUMENTAÇÃO:
Aranha.pdf