Elevador Digital

Elevador, com todo o sistema de roldanas, idêntico a um elevador comercial, controlado por um motor de passo

CONTEÚDO:
::::::. Nosso Projeto .:::::::

Nosso projeto consiste em um elevador, com todo o sistema de roldanas, idêntico a um elevador comercial, controlado por um motor de passo.

Foi produzido o software que faz todo gerenciamento e controle do elevador, enviando através da porta serial os comandos para que o elevador funcione.

A placa de controle utiliza o microcontrolador PIC para controlar o motor de passo e enviar e receber dados pela serial.

Estamos utilizando um tipo de programação do PIC, onde podemos controlar até 2 motores de passo.
Posteriormente a estas implementações, vamos (nas férias) terminar o projeto, colocando o display de sete segmentos para mostrar em qual andar o elevador se encontra, mais um motor de passo para controlar a abertura e fechamento da porta do elevador e uma maquete mais “real”, para ficar bem explícito em qual andar o elevador se encontra.

:::::::. Objetivos .:::::::
Construção de um elevador com um contra-peso e sistema de roldanas, este elevador controlado por um motor de passo, a implementação da lógica digital para o display de 7 segmentos mostrar o respectivo andar que se encontra o elevador, esta lógica deverá conter ainda uma espécie de memória para, caso o elevador seja desligado em um andar, quando o elevador for ligado novamente, deverá estar no display o andar real que se encontra o elevador..
Vamos implementar também outras funções do elevador, como uma porta que depois do elevador parar no andar correspondente, esta, controlado por outro motor de passo deverá se abrir.

Obs: Não seria possível a realização deste projeto se não tivéssemos a ajuda dos professores que nos auxiliaram para o melhor entendimento de tudo o que estava sendo feito, obrigado!

:::::::. Montagem .:::::::

…………………………………………………………………………………………………

A montagem do elevador aconteceu na segunte ordem:

 

1. Fizemos a armação de alumínio, que foi construído com os trilhos de um box para banheiros.

2. Depois tivemos que fazer alguns ajustes, pois ela inicialmente tinha sido presa com arrebites e estes depois de um tempo estavam se soltando, trocamos todos por parafusos.

3. Fizemos uma base e um teto de madeira.

4. Prendemos o motor de passo no teto.

5. Colocamos as roldanas no motor de passo, na cabine do elevador e no contrapeso.

6. Fizemos o “esquema” para o contrapeso ficar corretamente instalado.

7. Alguns pequenos ajustes para o correto funcionamento do elevador.

8. Implementação e divulgação do site na internet.

MATERIAIS:
null

CONCLUSÃO:
null

AUTORES:
– Luciano Amarante
– Ricardo Moraes
– Eduardo Moratto
– Rodrigo Przybycien

CONTATO:
– edumt@bol.com.br

IMAGENS: